segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

PÉ RAPADO



Sinónimo de pessoa de origem humilde, "pé rapado" é uma expressão utilizada há muito tempo pelos brasileiros. Mas você sabe como surgiu o termo?

Apesar de não ter uma data específica que possa identificar o início da expressão, na segunda metade do século XVII o poeta Gregório de Matos dedicou esses versos a uma mulher baiana que lhe havia pedido um cruzado para consertar os sapatos:

"Se tens o cruzado, Anica, 
Manda tirar os sapatos,
E senão lembra-te o tempo
Que andaste de pé rapado"

Antigamente, igrejas e prédios públicos tinham um objeto metálico instalado na calçada, para que os pedestres raspassem a lama da sola dos sapatos antes de entrar nos recintos.

CAMPO DE OURIQUE


A expressão "resvés (ou rés-vés) Campo de Ourique" remonta a 1755 quando o terremoto assolou Lisboa tendo destruído a cidade até à zona de Campo de Ourique, que ficou intacta. Nesse terremoto, os 35 arcos do Aqueduto sobreviveram sem rachadura. A explicação é de ordem geológica, pois o aqueduto e os seus grandes arcos ficam situados na junção de duas placas do Cretácio Superior, muito perto de uma falha sísmica, a de Campo de Ourique.
Usa-se esta expressão quando algo (de mal) não acontece por um triz, como que por milagre.


sábado, 7 de dezembro de 2019

PRAÇA DA FIGUEIRA

Quando a Praça do Comércio era usada como estacionamento (até 1997)!

Via José Diogo Madeira

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Best Gifts

Lembre-se quais os melhores presentes para oferecer.
É mais importante SER do que TER.
Há presentes que nos fazem SER, livros, cd´s, bilhetes para espectáculos e vouchers de experiências, se vai às compras, não se esqueça de SER e fazer SER.

domingo, 1 de dezembro de 2019

Luzes de Natal



Em Dezembro de 1880 foi a primeira vez que as luzes eléctricas de Natal foram acesas. Esta foi a maneira que Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente, encontrou para popularizar a sua invenção. Para isso, Edison enfeitou a fachada do seu laboratório, nos Estados Unidos.
Antes das luzes eléctricas de Natal, as famílias usavam velas para iluminar as suas árvores de Natal. Esta prática, perigosa, provocava muitos incêndios domésticos. Em 1882 Edward H. Johnson, amigo e parceiro da empresa de Thomas Edison, colocou a primeira série de luzes em torno de sua árvore de Natal.
In “Projeto Memória”