o VitalJacket, um produto da empresa portuguesa BioDeviceS que permite rastrear e diagnosticar o estado fisiológico, através da recolha dos sinais vitais do organismo, dos atletas de alta competição.
Segundo Luís Meireles, administrador da BioDevices, ao conceito do VitalJacket, estão associadas duas aplicações principais: clínica e a desportiva.
«Na perspectiva clínica, surge como um mecanismo de monitorização cardíaca. Consegue-se fazer várias horas, dias ou semanas de electrocardiograma e assim um diagnóstico mais preciso. A nível desportivo, os dados do VitalJacket permitem aos treinadores, fisiologistas ou médicos uma análise mais eficaz do estado dos atletas
O VitalJacket é uma t-shirt muito simples, com três molas para colar os eléctrodos de cardiologia normal. O utilizador cola os três eléctrodos e depois os dados são enviados ou surgem on-line, via bluetooth, ou então através do cartão de memória que facilmente se coloca no computador», explicou.
Na sociedade médica, de acordo com Luís Meireles, «Todos entendem que é uma mais-valia. Estamos agora a criar algoritmos que permitam uma leitura dos electrocardiogramas de forma mais fácil a todos. O desejo é ter o produto com uma aplicação prática, na qual todos possam perceber os dados», disse.
A missão da Biodevices consiste no desenvolvimento, comercialização e exportação de soluções de engenharia biomédica para suporte ao diagnóstico médico.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário