domingo, 13 de maio de 2018

Bem imensurável

Porque me faz sentido, no dia de hoje, volto a publicar um artigo que escrevi em 2007 para a revista Pessoal.


A evolução do processo de globalização dita uma crescente, complexa e competitiva visão empresarial.

No panorama actual é obrigatório um quadro eficiente de implementação de aprendizagem profissional e social.

As empresas, nestes últimos anos, têm maior atenção a competências profissionais e pessoais para os desempenho de funções.

A atmosfera motivacional provoca uma aura de entusiasmo, dedicação e posse da empresa por parte dos funcionários que vai influenciar brutalmente os resultados.

O clima motivacional extremamente positivo é um bem imensurável.

O funcionário, nestas empresas, não é visto como uma simples ferramenta humana mas sim, como uma pessoa com competências profissionais, sociais, culturais.

Cada funcionário motivado é considerado como um capital intelectual intangível.

A motivação é o combustível impulsionador de fluidos psicológicos positivos que comandam o comportamento humano a um determinado resultado.

O ambiente motivacional positivo nas empresas, é como um rio que leva e trás boas influências, e consequentemente bons resultados.

Delinear estratégias de motivação, avaliar o comportamento, visionar o dia a dia, aplicar as estratégias certas é, sem margem para dúvidas, a principal ferramenta de qualquer departamento de capital humano.

O papel do gestor de recursos humanos deve ser visto, cada vez mais, na óptica do desenvolvimento e retenção de colaboradores.

O reconhecimento de mérito é um impulso á pró-actividade e á criação.

Entusiasmo espelha a forma como agimos com determinação para realizarmos com sucesso todos os nossos planos. O nosso entusiasmo acaba por ajudar a catapultar o entusiasmo alheio.

Aqui olhamos para aquela velha máxima, comportamentos positivos geram atitudes positivas.

As críticas devem ser feitas sempre no horizonte das ideias positivas. Reclamar só leva a comportamentos negativos, a derrotas e a vulnerabilidade excessiva.

Devemos abordar os assuntos exprimir e fundamentar as opiniões ao invés de reclamar, simplesmente por reclamar.

A motivação é um acto contínuo praticado por todos, a “palmadinha nas costas” e o “muito obrigada/o” muitas vezes funcionam de uma forma mais positiva do que qualquer outro incentivo (bonificações, acréscimos de remunerações).

A motivação cria um clima de multiplicação de acções positivas e adopção desses mesmos comportamentos pelo universo humano da empresa.

O conhecimento das metas pessoais e do timing para as atingir, de cada colaborador, leva ao conhecimento actual das suas apetências e a previsões de capacidades futuras.

Os clientes internos devem sentir-se mimados para melhor persuadirem os clientes externos.

O processo de comunicação interna também é um dos factores importantes no conceito de motivação a comunicação efectuada de uma forma assídua e pertinente vai ao encontro das expectativas dos colaboradores.

No processo de comunicação está inserido o conceito de escuta activa e dessa forma podemos aproveitar as boas ideias de todos, ajudar a resolver dificuldades, ou simplesmente escutar as pessoas gostam de ser ouvidas.

A cordialidade faz parte da ordem natural das coisas quando falamos de motivação.


Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Olá! Obrigado/a! São palavras que conhecemos desde que nascemos e que são tantas vezes esquecidas e podem marcar uma expressiva diferença na motiva
ção.

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