"Entre 1976 e 1981 estudei os hábitos de gestão do tempo de vários grupos de gestores de topo de grandes empresas, em particular os da General Motors. Eis o que geralmente caracteriza o dia típico dos líderes de sucesso.
Passam a maior parte do seu tempo com outros. A maioria gasta 70% do tempo com outros colaboradores e alguns estão acompanhados durante 90% do dia de trabalho.
Não se relacionam apenas com os seus subordinados e superiores. As suas relações vão além da cadeia de comando formal. Reúnem-se também com pessoas que aparentemente não são importantes para o negócio
Sabem abordar uma vasta gama de tópicos. Falam sobre quase tudo, mesmo aquilo que não está relacionado com o negócio. São capazes de abordar 10 tópicos diferentes em apenas cinco minutos.
Fazem muitas perguntas. Em apenas meia hora são capazes de colocar uma centena de questões. Durante estas conversas, os directores-gerais raramente tomam «grandes» decisões.
Recorrem ao humor. Sobre outras pessoas da organização e da indústria, ou mesmo sobre as famílias e hobbies daquelas, como, por exemplo, o golfe.
Raramente dão ordens no sentido tradicional. Tentam antes influenciar os outros através de pedidos, da persuasão e da intimidação, quando é mesmo necessário.
A maior parte dos seus dias não é planeada. Muitas vezes limitam-se a reagir às iniciativas dos outros.
Os seus dias de trabalho são longos. A média trabalha pouco menos de 60 horas por semana e, embora estas pessoas também trabalhem em casa e enquanto viajam, a maior parte do seu dia é passado nas empresas."
Passam a maior parte do seu tempo com outros. A maioria gasta 70% do tempo com outros colaboradores e alguns estão acompanhados durante 90% do dia de trabalho.
Não se relacionam apenas com os seus subordinados e superiores. As suas relações vão além da cadeia de comando formal. Reúnem-se também com pessoas que aparentemente não são importantes para o negócio
Sabem abordar uma vasta gama de tópicos. Falam sobre quase tudo, mesmo aquilo que não está relacionado com o negócio. São capazes de abordar 10 tópicos diferentes em apenas cinco minutos.
Fazem muitas perguntas. Em apenas meia hora são capazes de colocar uma centena de questões. Durante estas conversas, os directores-gerais raramente tomam «grandes» decisões.
Recorrem ao humor. Sobre outras pessoas da organização e da indústria, ou mesmo sobre as famílias e hobbies daquelas, como, por exemplo, o golfe.
Raramente dão ordens no sentido tradicional. Tentam antes influenciar os outros através de pedidos, da persuasão e da intimidação, quando é mesmo necessário.
A maior parte dos seus dias não é planeada. Muitas vezes limitam-se a reagir às iniciativas dos outros.
Os seus dias de trabalho são longos. A média trabalha pouco menos de 60 horas por semana e, embora estas pessoas também trabalhem em casa e enquanto viajam, a maior parte do seu dia é passado nas empresas."
Fonte: «What Effective General Managers Really Do». © Harvard Business Review (Novembro-Dezembro de 1982
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