segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DO AVC

AVC está a tornar-se cada vez mais comum em entre pessoas mais jovens
O presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) alertou hoje para o facto de este problema da saúde estar a tornar-se cada vez mais comum entre pessoas mais jovens.
A propósito do Dia Mundial do AVC que se assinala na segunda-feira, o neurologista Castro Lopes referiu que se calcula que uma em cada cinco vítimas tenha menos de 55 anos, chamando a atenção para “os novos desafios” que esta realidade coloca aos serviços de saúde, quer na fase aguda, quer na fase de reabilitação.
«Tratando-se de doentes mais jovens, aumentam também os custos pessoais e sociais com medicamentos, consultas, internamentos e outros cuidados de saúde, mas também com baixas e reformas antecipadas durante cada vez mais tempo», sustentou.
De acordo com o especialista, o tabagismo, a diabetes, a obesidade e a vida sedentária são os principais factores de risco para o AVC.
«O estilo de vida, a alimentação e a falta de exercício físico regular faz com que envelheçamos precocemente. Por isso, eu insisto que a população deve ter uma atitude proactiva, porque prevenir é melhor do que tratar e uma alteração do estilo de vida tem importância até na prevenção da demência», frisou o neurologista.
Castro Lopes disse ainda que «cerca de 50 por cento dos doentes que sofrem um AVC ficam com um grau de incapacidade, maior ou menor, e devem exigir fisioterapia. A fisioterapia não pode ser dada como esmola, deve ser exigida como um direito».
Dados disponibilizados por esta sociedade científica referem que os acidentes vasculares cerebrais são a principal causa de morte em Portugal, que a cada dois minutos acontece um AVC e que uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida.
Cerca de 30 por cento das pessoas que têm um acidente vascular cerebral morrem ao fim de um ano e metade dos sobreviventes ficam com algum tipo de deficiência. Boca ao lado, dificuldade em falar e falta de força num braço são sinais de alerta que obrigam a chamar o 112.
Lusa/SOL

A HISTÓRIA DO NOSSO PRESÉPIO

A Construção de um presépio obedece a um sem número de peripécias, para as quais não estamos preparados minimamente.
A escolha de todas as peças deve ser feita ao longo dos anos, porque a criatividade não é imediata, faz-se ao longo do tempo, vai crescendo connosco, tomando corpo ao longo dos anos. Com o nosso foi assim. Começou em 2004 com apenas, uma cabana, e algumas figuras uma vaca, um burro, um pastor, três reis magos, a Nossa Senhora, o S. José, as palhinhas, o Menino Jesus a estrela e o anjo da guarda.
Em 2005 cresceu e bem cerca de 1m2, em 2006 já não cabia na arca e ocupou um bocadinho mais, em 2007 já se estendia para a janela, em 2008, tinha tomado conta do hall e quase não conseguíamos entrar em casa, e como as visitas já eram muitas tivemos de estudar outro lugar. Pensámos muito e resolvemos que iria habitar a sala e lá foi crescendo para os 5m2, depois até aos 7 m2 em 2011.
Este ano mudámos tudo, mesmo tudo na nossa sala, até os quadros, e o presépio lá cresceu mais um bocadinho(diria mesmo um bocadãozinho) está previsto mais ou menos 10m2, e lá vem a mesma conversa de todos os anos, não este ano não vai crescer vai ser igual, não pode ser não podemos ficar todos os anos sem sala tantos meses.
Sim porque a montagem do presépio começa normalmente a 29 de Setembro e prolonga-se até 1 ou 8 de Dezembro e a desmontagem só se verifica em meados ou fins de Março porque temos sempre muitas visitas.
Durante todo o ano vamos recolhendo alguns objectos que nos são oferecidos pela natureza.
Procuramos outros em feiras da de artesanato, miniaturismo e casinhas de miniaturas, de antiguidades, nas feiras de verão que pululam por esse país fora durante o verão, e já chegámos a comprar em feiras internacionais da especialidade nomeadamente em Barcelona, Espanha é um território especializadíssimo nesta matéria.
Vamos a lojas onde se vendem artigos para presépios, compramos muitos artigos por catálogo ou em sites internacionais ingleses, italianos e espanhóis.
Sempre que viajamos trazemos sempre lembranças para o presépio. É desta forma fazemos a sua internacionalização. Temos peças oriundas da Tunísia, Alemanha, ilhas canárias, Espanha, Inglaterra, Marrocos, Deserto do SaHara, Ilha de Porto Santo, Lanzarote.
Este presépio também tem uma presença muito vincada de bons miniaturistas internacionais, franceses, ingleses mas principalmente portugueses conceituados como a Ana Castelão, a Cilocas, o Vítor Amaro.
Tem também um cunho muito especial dado por todos nós que vamos contribuindo com a nossa arte caseira e vamos construindo as peças que idealizamos de ano para ano, umas mais simples, outras mais complicadas com materiais que vamos utilizando de mais fácil manuseamento como a balsa, o barro, o gesso e as tintas ou outros mais complicados como as cerâmicas, as pedras, os cimentos, os isolantes e o ferro.
Depois temos a gestão do espaço de montagem que é demasiado complicada. Trazer todas as peças do sótão para o jardim que ocupam toda a rampa de acesso à garagem e começar a arquitectar a estrutura que difere de ano para ano, não é tarefa simples.
O local onde vamos colocar algumas peças chave para percebermos onde vamos colocar as luzes  e a estrutura em altura. São alguns dias de planeamento, desconstrução e replaneamento, até que tudo fique em harmonia.
Primeiro temos de testar toda a parte eléctrica e os motores para ver se está tudo em condições plenas de utilização.
Depois têm de se fazer pequenas reparações nalgumas peças que se danificam quando são guardadas, outras são repintadas para ficarem mais harmoniosas ou condicentes com a sua condição nesse ano específico.
Tudo é visionado até ao mais fino pormenor.
Não é fácil, temos de ter sempre o plano A, B e C prontos a entrar em acção porque este projecto inicia-se sempre aquando da desmontagem do presépio anterior e é edificado com muito carinho o ano inteiro.
Um presépio com estas características exige uma manutenção exaustiva, quer em termos de verificação das lâmpadas, das peças que muitas vezes caem, ou descolam , ou das aranhas que gostam de construir as suas casas lá pelo meio, das derrocadas que também acontecem, da manutenção dos motores de água, da electrificação de cada casa que está no cenário, da fixação da areia do deserto e das dunas até á manutenção do verde musgo, durante todos estes meses.
Há cerca de dois anos que não contabilizamos as peças do presépio mas julgamos que nesta altura tenhamos cerca de mais de 4000 peças.
Temos 28 pontos de luz de chama e quatro pontos de água em constante movimento. Três focos uma gambiarra de estrelas e mais 16 gambiarras de 150 luzes brancas.
Na composição do nosso presépio podem contar com uma igreja, uma capelinha, seis pontes, 3 lagos um rio, uma cascata grande, uma cascata com água em movimento, duas casinhas de xisto 3 de cortiças e duas brancas, 3 casas berberes, uma torre berbere, um forno berbere electrificado, uma casa com nora e água em movimento, 3 moinhos e um forno de pão, duas lareiras acesas, uma fonte com água em movimento, dois poços, quatro ruínas, um estendal, dois espigueiros, um castelo, um marco um largo da igreja, a cabana do menino jesus, o palheiro,4 grutas e uma  anta.
 
Para além de todas estas peças ainda temos algum comércio de rua, como os senhores que vendem peixe, carne, legumes e frutas, loiças, bric a brac, tecidos, especiarias, queijos, pão, cestos e alguns ateliers onde os artesões fabricam as suas peças temos os oleiros, cesteiros, bordadeira, fiadeira, sapateiro, amolador, ferrador.
Depois temos toda a parte de agricultura e pecuária de subsistência e ainda a de produção onde temos o tratador de cavalos, de coelhos e aves, de vacas, de porcos, o pastor, os agricultores com diversos tipos de agricultura biológica.
Temos ainda o pescador e as lavadeiras que vão complementar o cenário junto ao rio.
Todos estes cenários são completados com pedras, cortiças e diversos materiais para realização de solos diferentes bem como arbustos naturais e artificiais que criam a ideia de diversos tipos de vegetação.
Os nossos visitantes dizem sempre o mesmo de ano para ano, porque é que desmanchamos o presépio que dá tanto trabalho se dentro de pouco tempo voltamos novamente a fazer?
A nossa resposta é sempre a mesma, porque o que dá gosto não dá trabalho, e este é um brinquedo com que gostamos de ocupar o nosso tempo é uma terapia excepcional, que nos dá um prazer particular que nos ocupa o ano inteiro, e do qual falamos com paixão.

ANJINHOS DE NATAL

Aproxima-se o Natal e começam as inúmeras campanhas de solidariedade. A dos Anjinhos é, oficialmente, a minha preferida. No primeiro ano já não fui a tempo, mas o ano passado "adoptei" dois anjinhos (um menino e uma menina) e este ano volto à carga. Basicamente, este projecto visa ajudar as famílias carenciadas que não podem comprar um presente de Natal aos filhos. O Exército de Salvação, com a ajuda de todos os que puderem contribuir, faz com que essas crianças tenham um presente sem que se apercebam que vem de uma instituição de solidariedade. É como se fosse o presente do Pai Natal! Quem se quiser juntar, só tem de enviar um mail para ana.almeida@anjinhosdenatal.pt  e "pedir" um ou mais anjinhos. Vai depois receber a informação sobre a sua criança (o sexo e a idade), e aquilo que lhe deverá ofertar (é sempre um brinquedo e uma peça de roupa).  Depois só tem de entregar o presente num dos locais de entrega e fazer alguém muito feliz. Simples, simples! Podem ler mais informações aqui.

domingo, 28 de outubro de 2012

CORRIDA SEMPRE MULHER


Dia 11 de Novembro, mais uma vez vai realizar-se a corrida Sempre Mulher, com a presença do embaixador da corrida Tony Carreira.

Passe um dia inesquecível ajudando a lutar por uma boa causa.

Ande ou corra 5km no Parque das Nações.

O cancro da mama não é exclusivo das mulheres por isso os homens também devem participar.

Mais informações www.corridasempremulher.com

sábado, 27 de outubro de 2012

FORÚM SOBRE GESTÃO DE PESSOAS

CRHLP organiza I Fórum sobre Gestão de Pessoas

A CRHLP - Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos de Língua Portuguesa, vai realizar no próximo dia 31 de outubro no auditório da CPLP, em Lisboa, o seu 1º Fórum subordinado ao tema "Olhares Cruzados sobre a Gestão de Pessoas nos Países de Língua Portuguesa".

A realização deste Fórum já está a dar que falar no outro lado do Atlântico, junto dos nossos colegas brasileiros.
Assim, no caderno da ABRH inserido dia 18 de outubro no jornal "Folha de S. Paulo", é dado destaque de 1ª página não só ao Fórum mas também à própria CRHLP da qual o Vice Presidente da APG, Manuel Sousa Antunes, é o atual Presidente.

A CRHLP tem como objeto a cooperação entre as associações de Gestão das Pessoas dos países de língua oficial portuguesa.
Até ao momento já aderiram as associações de Portugal, Brasil, Angola, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

A entrada é livre mas sujeita a incrição prévia. Os lugares são limitados.
Envie a sua inscrição para dulce.reis@apg.pt indicando nome, função e organização a que pertence bem como contato de email e de telemóvel.

SECRET LIE - DESCUBRA A MAGIA SONORA DESTA CHAVE

Os Secret Lie nasceram em 2011.
 

O “pai” do grupo é Pedro Teixeira Silva (membro dos Corvos) grande violinista e compositor da banda.

A banda tem ainda como vocalista, uma fresca voz feminina, a Sara Madeira que começou o seu percurso, na banda,  com apenas 16 anos, e é detentora de dotes vocais extraordinários.

Podemos ainda ouvir o esplendido trabalho de outros músicos que com o seu talento singular enchem a banda de características invulgares e que ajudaram a catapultar, logo nos primeiros dias do lançamento do primeiro ca cd, “Behind the truth” para o 13º lugar do Top de vendas. São eles o Cláudio Nunes (Corvos) violoncelo/piano,  Adelino Duarte guitarra/voz,  Tó Pica,  Nuno Correia – baixo,  Tiago Ramos – bateria.

O tema “I can be free” está  em playlist na Rádio Comercial e tem estado e no site Vodafone Musica sempre em posição cimeira de downloads  entre o 1º e 2º lugar do top .

A banda já marcou presença com o tema “My Blood” na série mais popular da TVI “Morangos com Açucar”.

A nível internacional já marcaram presença em diversas rádios estrangeiras e na imprensa , Austrália, África do Sul, Venezuela, Luxemburgo, Holanda,  Noruega, Alemanha, Chipre, Grécia, Estados Unidos, Espanha, Itália, e UK, o que demonstra realmente a grandiosidade desta banda, que tão jovem já tem uma enorme projecção internacional.

Golegã – Maio

Sport Lisboa e Benfica Junho

Amadora – Setembro

Gançaria Setembro

Azenhas do Mar - Agosto

Centro Cívico de Carnaxide – Outubro

FNAC Vasco da Gama - Outubro

FNAC Colombo - Outubro

FNAC Alfragide - 20 Outubro

FNAC Almada - 20 Outubro

Fnac Chiado Lisboa 14 Novembro, às  -18:00

Auditório Municipal Almeirim 24 Novembro, às 22:00

Fnac Cascais 14 Dezembro, às 22:00

Centro Paroquial Oeiras 19 Dezembro, às 21:30

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ALDEIA DAS IDEIAS


Envie-nos o seu cv brevemente iremos publicar, uma vez por semana, aqui no blog e noutros lugares públicos por onde a nossa aldeia vai passando.
Este é um serviço gratuito que está embuido no espírito de responsabilidade social da marca Aldeia das Ideias.
A nossa caixa de email é

aldeiadasideias@gmail.com

sábado, 20 de outubro de 2012

ENCONTRO NACIONAL APG 2012


Encontro Nacional 2012

Pessoas confiança coragem e colaboração

Dia 30 de Outubro no CCB

Inscrições em www.APG.pt

PROGRAMA

09:30

Registo dos Participantes

 10:00

Abertura e boas vindas por Margarida Barreto, Presidente da APG

 10:10

Confiança - Um valor central para a excelência de pessoas, equipas e organizações, por Mário Ceitil

Casos práticos: Crédito Agrícola, Manuel Lacasta; Martifer, Rui Correia; PWC, Maria Manuel Seabra da Costa

 11:20

Coffee break

 11:40

Coragem - Uma força de lideranças exemplares, por Frederico Fezas Vital e Miguel Gonçalves

Casos práticos: Jason Associates, Pedro Brito; Randstad, Catarina Horta

 13:00

Almoço

 14:30

Organizações Positivas - Uma cultura para um desempenho superior, feliz e sustentável, por Miguel Pina e Cunha e Nadim Habib

Casos práticos: Grupo CH, Rui Fiolhais; Unicer, Joana Ribeiro


16:20

Colaboração – A importância e o poder da concertação das vozes, por Maestro João Castro

 17.20

Encerramento Encontro Nacional APG

 17.30

Cocktail e entrega de prémios APG

 Notas:

• Programa sujeito a eventuais alterações.

• As apresentações dos oradores serão seguidas da apresentação de casos práticos sobre as temáticas abordadas.

• O almoço não está incluído no programa do Encontro Nacional APG.

MELHORES GESTORES DE PESSOAS


Melhores Gestores de Pessoas ®


O estudo dos Melhores Gestores de Pessoas ® é uma marca da Tema Central que tem como objectivo indentificar aqueles que se destacam pela forma exemplar como gerem as suas equipas. Os melhores gestores serão identificados num ranking. Em 2012 será elaborado o primeiro ranking com o apoio técnico da Qmetrics e o apoio institucional da APG.

 Pode acompanhar todos os pormenores no site da iniciativa em:
www.melhoresgestorespessoas.com

BEST PRATICE


sábado, 13 de outubro de 2012

PORTAL DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES

 
“Trabalhadores Independentes é um novo recurso de divulgação de serviços na Internet para freelancers, profissionais liberais e microempresas que pretendem angariar trabalho e para empresas e particulares que procuram prestadores de serviços. O portal cobre uma vasta gama de profissões organizadas em categorias, tendo cada uma delas uma página e um mapa de Portugal dedicados. Graças a um sistema de georreferenciação, cada profissional é apontado no seu mapa profissional, o que permite a quem visita o site encontrar um prestador de serviços o mais próximo possível de si. A partir dos marcadores existentes nos mapas, os utilizadores do Trabalhadores Independentes têm acesso ao perfil de cada profissional, e nele podem encontrar informação curricular, exemplos de trabalhos feitos, fotos, vídeos, redes sociais, etc. O contacto com os profissionais pode ser feito de forma individual ou a toda uma categoria profissional, através de um formulário de contacto particular ou de um sistema de ofertas de trabalho publicadas na página da profissão, enviadas por email e partilhadas através do Twitter. O projeto nasceu da constatação de que, num momento de contracção económica e escassez de recursos, é imperativo reduzir os custos associados ao trabalho através de uma racionalização de meios. Encurtar a distância entre o cliente e o prestador do serviço tem vantagens evidentes para ambas as partes, graças à redução de custos em deslocações e à maior rentabilidade do tempo. O facto de as novas tecnologias permitirem pôr em contacto direto os trabalhadores e os seus potenciais clientes, aumentando para os primeiros o mercado potencial e dando aos segundos uma mais clara visão da oferta e maiores hipóteses de escolha, esteve também na génese deste portal. Além destas questões, a plataforma Trabalhadores Independentes pretende munir os profissionais de instrumentos que lhes permita adaptarem-se a um mercado em que a segurança e o sucesso dependerão tendencialmente mais da iniciativa individual e do mérito e em que cada vez mais será necessário encontrar trabalho em vez de emprego. A possibilidade de se dar a conhecer à comunidade através do seu currículo, da apresentação de trabalhos feitos, de apresentações em formato vídeo, das resposta às questões dos clientes, etc. permite que se estabeleçam relações de trabalho pautadas pela confiança. Por último, o portal responde a uma lacuna na divulgação do trabalho freelance, que passa muitas vezes por sites de classificados, registo mais adaptado à venda ocasional de produtos e nem sempre muito dignificante enquanto forma de promover pessoas. Prova do interesse que a ferramenta está a ter são as mais de 400 inscrições conseguidas até ao momento, que nos fazem acreditar que o objetivo de ter 5000 membros num prazo de dois anos vai ser alcançado e que a planeada expansão para outros países de expressão portuguesa será o caminho natural a seguir. Pretendemos criar uma comunidade de profissionais confiantes na sua capacidade para alcançar o sucesso e cujo mérito seja justamente recompensado, pelo que, finda a fase de lançamento, no final de 2011, iremos iniciar uma forte divulgação da rede Trabalhadores Independentes junto do mercado de potenciais clientes. Mais em http://www.trabalhadoresindependentes.com

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O flagelo do assédio moral


O flagelo do assédio moral

 Este é o meu novo artigo publicado hoje ho Human.net


11/10/2012

sábado, 6 de outubro de 2012

MARCA PESSOAL

O Marca Pessoal é um programa de televisão dedicado ao universo da gestão de pessoas. É produzido pela Tema Central e pela Connect Internacional e é emitido semanalmente na tvi 24.
O programa tem quatro rubricas fundamentais: o Desafio Superado, a peça sobre liderança; as Ferramentas RH que se destina a pôr em prática as metodologias de análise existentes no mundo da gestão em figuras de relevo do nosso país, procurando perceber as razões do sucesso de cada uma delas; Dois Dedos de Conversa, a peça de entrevista com figuras de diversas áreas do conhecimento que podem aportar informação útil para a gestão de pessoas; Olho Indiscreto, a peça de reportagem sobre boas práticas, boas ideias e aspetos a destacar no mundo do trabalho. Finalmente, as notícias fazem também parte do elenco de conteúdos do Marca Pessoal.
Pode acompanhar as diversas rubricas e o programa completo no nosso site
 www.rhtv.com.pt

PARTO FELIZ

FELICIDADES MARCELA

DO it - c r i a t i v i d a d e


A nova DO it já saiu e está muito, muito criativa, por acaso já a leu?

Aproveite o fim-de-semana, relaxe e  refresque o seu cérebro, este número ajuda-o a  acreditar em  posturas de vida mais UAU  e construir um futuro mais sorridente e com maior espírito de iniciativa.