quinta-feira, 31 de outubro de 2013

OUTUBRO MÊS DA PREVENÇÃO CONTRA O CANCRO DA MAMA


A Paula Costa viu e partilhou estas suas fotos maravilhosas no facebook.
 
Aqui ficam para a posteridade e para que, nós mulheres e eles homens , nos lembremos que o cancro da mama nos atinge a todos sem excepção, apesar deste ser o mês cor de rosa, a mensagem forte do título também é para os azuis do mundo.
 
Façam o rastreio é deveras importante.
 
O Cancro da mama é curável.
 

REFLEXÕES


WI FI


Depois dos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal e da Fábrica da Pólvora de Barcarena, o Porto de Recreio de Oeiras e a praia da Torre são agora também locais nos quais é possível ligar-se à internet gratuitamente, usufruindo da Oeiras Wi-Fi Zone.

 

Através deste serviço, disponibilizado pela Câmara Municipal de Oeiras, o utilizador pode consultar o seu e-mail, aceder às aplicações da sua empresa ou simplesmente navegar na internet, enquanto passeia ou relaxa numa esplanada, de forma cómoda e sem custos.

 

O usufruto do Oeiras Wi-Fi Zone pode ser feito através de telemóvel, computador portátil, PDA ou qualquer outro equipamento compatível com wi-fi.

 

Até ao final do ano, outros locais serão abrangidos, um pouco por todo o concelho de Oeiras.

Provas de Natação na Piscina Municipal de Outurela / Portela


 

À semelhança de épocas anteriores, a Piscina Municipal de Outurela/Portela realizará, durante a 2ª quinzena de Novembro, o primeiro momento das Provas de Natação no estilo de Crol.
Estas provas consistem na cronometragem, em 25 e/ou 50 metros, da execução de um estilo de Natação, para que sejam registados os tempos e posteriormente classificados num ranking geral por escalões e género.

Destinam-se a todos os alunos da Piscina Municipal de Outurela/Portela inscritos a partir dos níveis de aprendizagem B e D, mas também a todos os utilizadores livres interessados.

 As provas serão realizadas no decorrer das respectivas aulas.

  Informações em:

 Piscina Municipal de Outurela / Portela

 Telf. 21 424 57 50

 
Todas as informações e fotos hoje publicadas sobre a Oeiras Viva foram retiradas do site da empresa.

Dia das Atividades Sub-aquáticas na Piscina Municipal de Barcarena


Nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, a Piscina Municipal de Barcarena irá proporcionar aos seus utentes o "Dia das Atividades Sub-aquáticas".
Trata-se de uma oportunidade de viverem novas experiências, gratuitamente, com atividades de Apneia, Natação com barbatanas, Hóquei Sub-aquático e Surf Indoor.

Esta inicitiva conta com a participação das empresas AquaCarca, Spot Freedive e a Surfsolutions Unipessoal Lda.

Para mais informações:

Piscina Municipal de Barcarena

Rua Carlos Napion,

2745-231 Barcarena

pbarcarena@oeirasviva.pt

Tel: 214 217 054

 

domingo, 27 de outubro de 2013

VIVA PORTUGAL E TODOS OS QUE NOS REPRESENTAM

Par português conquista medalha de ouro nos Europeus de Ginástica Acrobática
Odivelas, 26 out - O par misto português Gonçalo Roque e Leonor Oliveira conquistou sábado uma medalha de ouro nos Europeus de ginástica acrobática, que decorrem em Odivelas, na especialidade de equilíbrio, num dia em que Portugal obteve mais duas medalhas.
Última Hora
Par português conquista medalha de ouro nos Europeus de Ginástica AcrobáticaPar português conquista medalha de ouro nos Europeus de Ginástica Acrobática Par português conquista medalha de ouro nos Europeus de Ginástica Acrobática
Lusa
Odivelas, 26 out - O par misto português Gonçalo Roque e Leonor Oliveira conquistou sábado uma medalha de ouro nos Europeus de ginástica acrobática, que decorrem em Odivelas, na especialidade de equilíbrio, num dia em que Portugal obteve mais duas medalhas.
Gonçalo Roque e Leonor Oliveira obtiveram uma pontuação de 30,235, superando nos lugares do pódio os pares russo (30,215) e britânico (29,475).
Em declarações à agência Lusa, o par luso manifestou-se muito orgulhoso com a conquista, referindo que efetuou uma prova "quase perfeita".
"Fizemos um esquema a nosso ver tecnicamente quase perfeito e acho que isso ainda nos deixa mais satisfeitos. Ganhar e saber que fizemos o nosso dever muito bem", afirmou Gonçalo Roque.
O par português espera agora repetir o feito na final da especialidade de dinâmico, que decorre no domingo.
"Desde o início que acreditamos que é possível o primeiro lugar, agora temos que fazer um esquema limpinho como nós sabemos fazer", referiu Leonor Oliveira.
À semelhança do que tinha acontecido na sexta-feira, o grupo feminino português sénior, composto pelas atletas Daniela Leal, Leonor Piqueiro e Bárbara Sequeira, arrecadou uma medalha de bronze, desta vez na especialidade de dinâmico.
As atletas lusas obtiveram uma pontuação de 27,610, ficando atrás das britânicas (28,640) e das russas (28,940).
"Não estávamos mesmo nada à espera, porque o esquema dinâmico é o que nós costumamos ter pior nota em todas as provas. Ter ganho às bielorrussas (27,320) foi mesmo uma grande vitória", afirmou à Lusa Bárbara Sequeira.
O grupo feminino volta a entrar no domingo em prova na final de equilíbrio.
Esta manhã, o par masculino de juniores, composto por Rafael Branco e Pedro Melo, conquistou também uma medalha de bronze na final de dinâmico, obtendo uma pontuação de 27,450.
O Europeu de Ginástica Acrobática, que decorre no pavilhão Multiusos de Odivelas e junta ginastas de 23 países, termina no domingo.
FYS // VR
Noticias Ao Minuto/Lusa

A JUSTIÇA ESTÁ CEGA - TUDO SE PODE FAZER NESTE PAÍS

ROUBAR COMPENSA - LEVOU O FILHO PARA ASSALTO E AINDA RECEBE 20 MIL EUROS POR DECISÃO DO TRIBUNAL



O Tribunal Criminal de Loures condenou, nesta quinta-feira, a nove anos de prisão um militar da GNR que trabalhava no posto local e que estava acusado de ter matado um jovem durante uma perseguição policial após um assalto em Santo Antão do Tojal.

Os factos remontam a 11 de Agosto de 2008, quando o jovem, de 13 anos, foi atingido a tiro pelo militar da GNR Hugo Ernano durante uma perseguição policial a uma carrinha, após um assalto a uma quinta agrícola de Santo Antão do Tojal, em Loures. Além do menor, seguiam na viatura dois homens, um deles Sandro Lourenço, o pai da criança, que estava evadido do Centro Prisional de Alcoentre. O disparo atingiu a bagageira da carrinha, onde o menor se encontrava escondido. Os elementos da GNR encontraram munições de caçadeira e uma arma de calibre 6,35 milímetros no banco de trás da viatura usada pelos presumíveis assaltantes.

Segundo o comandante do Grupo Territorial da GNR de Loures, tenente-coronel Cardoso Pereira, revelou na altura aos órgãos de Comunicação Social, durante a perseguição foram disparados tiros para imobilizar a carrinha e um deles acertou no pneu traseiro direito da viatura, obrigando à imobilização do veículo junto à Igreja de Santo Antão do Tojal, a cerca de um quilómetro da propriedade onde começou a perseguição. Outro dos disparos entrou na viatura e atingiu um rapaz de 13 anos, conhecido por "Caniggia", filho de um dos dois alegados assaltantes, que veio a falecer depois de transportado para o Hospital de Santa Maria.

A decisão final do colectivo de juízes, expressa na sentença, não foi unânime, mas sim maioritária (a juíza presidente perdeu), sendo imputado ao militar Hugo Ernano o crime de homicídio na modalidade de dolo eventual, que resultou, além da pena efectiva de prisão de nove anos, numa indemnização de 80 mil euros à família da vítima (60 mil para a mãe e 20 mil para o pai que levou o filho menor para o assalto).

Por seu turno, o pai da vítima, Sandro Lourenço foi condenado a dois anos e dez meses de prisão efectiva pelos crimes de resistência e desobediência, prestação de falsas declarações e de coacção sobre funcionários. Não foi punido pelo assalto, nem pelo facto de ter aliciado um menor – o filho – para participar no crime.

Inicialmente, o guarda da GNR tinha sido acusado de homicídio qualificado, mas durante o julgamento viu o colectivo de juízes converter a imputação para homicídio por negligência, o que resultaria numa pena mais leve, que poderia ir até cinco anos.

No entanto, parte maioritária do colectivo de juízes decidiu voltar a alterar a qualificação para dolo eventual, agravando novamente a pena do militar. A juíza presidente votou vencida e não conseguiu conter as lágrimas quando foi lida a sentença contra a qual discordava.

Durante a leitura do acórdão, a juíza relatora que assumiu a presidência do julgamento justificou a alteração da qualificação do crime com o facto de o tribunal entender que o militar da GNR “agiu com consciência dos riscos da sua acção”. O tribunal considerou que Hugo Ernano agiu de modo “inadequado e desajustado” e que revelou abuso de autoridade. O acórdão refere ainda que, durante o julgamento, o militar da GNR afirmou que “se fosse hoje voltaria a agir da mesma forma”.

Guarda abandonado
No final de sessão, o advogado do militar, Ricardo Vieira, mostrou-se “surpreendido e triste” com a sentença do Tribunal de Loures e referiu que vai recorrer da decisão. Porém, o recurso para o Supremo vai custar 9 mil euros ao militar, pai de dois filhos e que já teve de penhorar a casa para fazer face às custas judiciais, uma vez que o Comando-Geral da GNR não lhe deu qualquer apoio no processo, deixando o guarda entregue à sua sorte e sem ter ainda tomado qualquer posição sobre a pesada pena que lhe foi aplicada.

Já o advogado da família, Arrobas da Silva – causídico que foi condenado no passado dia 18 de Outubro a quatro anos e meio de prisão efectiva, depois do Tribunal do Monsanto ter dado como provados os crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num processo que integrava um lote de 45 arguidos acusados de vários crimes de burla, falsificação de documentos e associação criminosa -, mostrou-se “minimamente satisfeito” e admitiu que em princípio não irá recorrer da decisão.

A sessão ficou marcada pela presença na sala de alguns militares da GNR e de elementos da Associação Prática da Guarda (APG).

Em declarações aos jornalistas, Nuno Guedes, da APG, lamentou a condenação do colega, referindo que a decisão vai “desmotivar ainda mais” os militares da GNR.

“Vai ser muito complicado para o comando acalmar os profissionais e explicar esta situação. Uma das principais missões da GNR é zelar pelos bens de terceiros e era isso que o Hugo Ernano estava a fazer”, salientou.

Centenas de militares da GNR estão indignados com esta decisão e ponderam mesmo entregar as suas armas nos postos onde prestam serviço. “Se somos punidos por usar as armas em defesa dos cidadãos, o melhor é nem as termos”, desabafou ao Notícias Sem Censura um guarda do posto de Sintra da GNR, solidário com o colega do concelho de Loures.


Carlos Tomás*
*com Agência Lusa e jornal Público

sábado, 26 de outubro de 2013

Caríssimos
Estou a um capítulo do final do meu livro, Em defesa de uma causa - A luta contra o assédio moral no local de trabalho.

O livro é extenso e tem essencialmente um carácter informativo, é um alerta para este flagelo, um guia de defesa.
...
A prática do assédio moral no local de trabalho, tem aumentado nestes últimos tempos com especial incidência desde o início do verão com cada vez mais casos, maiores adesões e situações com maior grau de gravidade, O grupo assédio moral Denuncia tem registado estes factos, e dado apoio em número crescente às vitimas.

Tenho alguns testemunhos de vítimas de assédio moral, que me relataram as suas histórias.Se mais alguém tiver histórias que queira partilhar, pode enviar o seu relato para assediomoraldenuncia@gmail.com, obviamente que é garantido o sigilo em relação á identidade.

Solicitei a colaboração de algumas pessoas com conhecimentos específicos em áreas de interesse, e estou a aguardar.

Neste momento vou efectuar contactos com editoras em Portugal e no Brasil, para publicar o livro.

Brevemente vamos começar a fazer presenças em locais públicos e iniciar o nosso estudo, um questionário que vamos fazer, aleatoriamente, sobre o assunto.

O prometido é devido e após muito tempo em que não consegui escrever uma palavra, finalmente posso dar quase por concluída esta maravilhosa fase. Se era para estar pronto em 2013, que assim seja. Sempre a concretizar objectiivos.

Até breve, sejam felizes, afinal foi para isso que nascemos, não é verdade?
Garanto-vos que o alcance desse sentimento está apenas e tão só nas nossas mãos.



Após muitos meses de afastamento da escrita do meu blog regresso cheia de vontade e com novidades.
Aconteceram muitas efemérides durante todo este tempo de afastamento, nomeadamente a nível profissional, mas que não irão ser relatadas aqui, existem locais próprios para se fazer justiça.
Existiram muitas outras coisas umas menos positivas e muitas mesmo muito positivas e estou muito grata por isso.
Ao longo destes meses, afastei-me da política, investi no meu desenvolvimento pessoal e dediquei-me às causas humanitárias, à família e ao términus da escrita do meu livro que vos prometi que era um grande objetivo para o ano de 2013.
A partir de agora vou voltar
Obrigada a todos os que continuaram a aceder ao blog, sempre na esperança de ver qualquer pensamento novo, que aqui fosse publicado.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013