segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mais uma vez voltou a acontecer...

Um grande artigo da psicóloga Natacha Mota Penalva

Mais uma vez voltou a acontecer...
Mais uma vez voltou a acontecer….
E mais uma vez voltou a acontecer… Porquê? É a pergunta que fazes repetidas vezes… A culpa é minha? Dizes tu para tentares desculpar mais uma vez… O que é que eu fiz? Disse alguma coisa que não devia? E… por muitas desculpas que ele/ela te peça… por muitas lágrimas que sejam derramadas… Acredita, sem mais nem menos voltará a acontecer... Sim… Voltará a acontecer!
É um ciclo vicioso.
Sabes, que por vezes não acontece só violência física? Poderá ocorrer violência psicológica, que por vezes causa muitos mais danos que qualquer aperto no braço, um abanão, uma chapada ou um pontapé… poderá ser tão ou mais grave que a física.
E o fato de controlar o que fazes? Controlar o que vestes… Com quem sais…. Porque te dás com aquela pessoa… Onde vais… Com quem vais… Fazer com que te divirtas só com os amigos/as dele e quando é combinado algo com os teus amigos é uma seca? O fato de começar a controlar a tua mesada… onde gastas o teu dinheiro… Controlar o teu telemóvel… Ver as tuas mensagens… Chamadas telefónicas… Deixar com que tu te isoles do mundo… Impedir que possas estar com teus amigos/as… Controlar o facebook… Pedir passwords… Ir ao teu local de trabalho para fazer uma cena só porque falaste com A, B ou C? Isto está certo?!
Sabes que isto só tem tendência a piorar?
É como uma bola de neve. Nunca tem fim… E quando deres por ti vais deixar de ser tu próprio/a. Deixares de ser tu para passares a ser a extensão do teu namorado/a.
Será que não tem que existir privacidade?
Respeitarem o espaço um do outro? Aceitar-te como és? Como te conheceu?
Não é por saberem as passwords do e-mail ou do facebook, que mostram que tem confiança um no outro… Isto está errado!! É uma desconfiança permanente. Se achas que isto são provas de amor, estás muito enganado/a. Um dia, darás por ti a pedir autorização para fazeres as coisas que mais gostas. Isto é amar?
O amor é aceitar o outro como é… É confiar… É estar ao teu lado nos momentos bons e nos momentos maus… É sentir as borboletas no estômago que sentias quando se conheceram pela primeira vez… Não exigir demais um do outro… Respeitarem o espaço e a privacidade de cada um… Viver um dia de cada vez!
Sabes que no Espaço S, podes encontrar um Psicólogo para falares sobre o que estás a sentir… A passar.
É um espaço confidencial e gratuito.
O Psicólogo ajudar-te-á a lidar com o que se passa à tua volta.

Espaço S - Psicóloga Natacha Mota Penalva

Sem comentários: