quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Bolo de aniversário



Dizem que foi na Grécia antiga, numa oferenda feita de pão e mel de formato redondo como a lua, enviada no sexto dia de cada mês ao templo em homenagem a Deusa Ártemis, que surgiu o costume dos bolos de aniversário. O bolo redondo, coberto de velas acesas, simbolizava a lua. O mesmo costume reapareceu, não se sabe como, entre os camponeses alemães do século XIII, que inventaram a kinderfeste  (festa infantil). Essa comemoração começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida. O aniversariante tinha de apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

In “Projeto Memória”

Aviso Importante Câmara Municipal de Oeiras

"ATENÇÃO:
O distrito de Lisboa encontra-se com alerta para precipitação e agitação marítima forte, de dia 31 de janeiro até 1 de fevereiro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
Recomendamos que tome algumas precauções, tais como:
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, passeios à beira-mar, evitando o estacionamento de veículos na orla marítima."

Pão em Casa



Quando era pequena, todos os dias, havia um ardina, o Sr. António, que nos trazia o Jornal de Notícias, que o meu pai lia à noite no escritório cá de casa.
Tínhamos também à porta, todas as manhãs, pão de carcaça fresquinho,  que era o que se comia antigamente, que nos trazia o padeiro, o Sr. Manuel que deixou de trabalhar há mais de 4 décadas.
Sinais dos tempos que nos ofereceram boas recordações, para a vida e que pensávamos jamais ser possível recuperar.
No ano passado, apareceu o "Pão em Casa", com uma qualidade espectacular e uma variedade de pão que bate aos pontos qualquer carcaça de antigamente.
Sou cliente do "Pão em Casa" desde Outubro e que bom que é voltar a reviver o momento de ter sempre o pão fresco todas as manhãs, sem sair de casa.
É fácil de encomendar, fácil de pagar e muito bom para saborear.
www.paoemcasa.pt

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU

"Quem se lembra?
Em Portugal, nos anos 50/60, nas Escolas Primárias davam aos meninos e meninas óleo de fígado de bacalhau, algo com um sabor "inesquecível"..." 

Fonte: Queluz Antiga

Segurança Social - informação importante


TRABALHADORES INDEPENDENTES

Código dos Regimes Contributivos (CRC), aprovado pela Lei n.º 110/2009, de 15 de setembro, Decreto Regulamentar n.º 1-A/2011, de 3 de janeiro, nas suas versões atualizadas


Caro/a Senhor/a,

Se acumula atividade de trabalhador independente (TI) com atividade de trabalhador por conta de outrem e no total dos últimos 3 meses obteve rendimentos de TI acima de 7470 €, tem de entregar até 31 de janeiro de 2019 a declaração trimestral na Segurança Social Direta.
Em caso de dúvida contacte a Linha dos Trabalhadores Independentes através do número 300 51 31 31 nos dias úteis das 9:00 às 18:00 horas.
Com os nossos cumprimentos,
A Diretora de Segurança Social
Isabel Saldida

Autoridade tributária - prazos

Datas que não podemos esquecer:

 PRAZOS FISCAIS
- Prazo de Comunicação do Agregado Familiar 15 de fevereiro;
- Prazo de verificação e Validação das suas Faturas no E-fatura até 25 de fevereiro;
- Prazo de entrega de IRS 1 de abril a 30 de junho;
- Prazo de Comunicação de Faturas até ao dia 15 do mês seguinte;
- Outros Prazos:
i) Entrega Modelo 44 da Declaração Anual de Rendas até 31 de janeiro;
ii) Entrega Declaração trimestral dos trabalhadores independentes (Seg. Social) até 31 janeiro;

Experimenta-te


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Despertadores de antigamente



Antigamente os despertadores eram muito caros e considerados artigos de luxo. Por esta razão, no final do século XIX e início do século XX surgiu uma nova profissão na Grã Bretanha e Irlanda: os Knocker-up - cuja função era acordar as pessoas.
Uma das técnicas que eles usavam para despertar os clientes era bater em portas e janelas com uma vara longa (geralmente bambu). Os despertadores humanos nunca voltavam para casa sem terem a certeza que os clientes ficavam acordados.


In “Projeto Memória”

domingo, 27 de janeiro de 2019

COMPUTADOR


"A entrega de um computador em 1957"

In “Projeto Memória”

Lisboa Iluminada Noite das Lanternas Flutuantes




Lisboa volta a ficar iluminada, neste mês de fevereiro, o grande evento das lanternas flutuantes vai ter lugar no Espelho d’Água, no dia 16.

O Lançamento de lanternas ao rio é uma tradição proveniente da Tailândia.

Cada lanterna abraça um significado que é dado por quem a lança, juntos somos sempre mais fortes. O significado de cada lanterna que contem um sonho individual é assim potenciado porque o seu lançamento ao rio é feito cheio de cooperação e esperança, entre todos os participantes.

Com o magnífico Padrão dos Descobrimentos, o rio Tejo e o pôr do sol como tela de fundo, o evento tem o seu início com a distribuição de lanternas às 17.30h.

As lanternas são à prova de fogo e, muito importante, são biodegradáveis, ou seja, houve uma preocupação com a sustentabilidade e com a segurança.  

As lanternas podem se compradas online, cada lanterna pode ser utilizada por duas pessoas, tem um custo de dez euros.

Este evento tem um significado poderoso para cada um dos lançadores de lanternas.

Lisboa vai ficar, com toda a certeza, ainda mais bonita.

Local
Espaço Espelho d’Água Av. Brasília, S/N
Edf. Espelho d'Água (perto do Padrão dos Descobrimentos)
Lisboa

sábado, 26 de janeiro de 2019

RENASCI HÁ UMA DÉCADA - UMA MUDANÇA PARA A VIDA TODA


Uma mudança para a vida toda.

Já lá vão 10 anos, e verdade para quem achou e me tentou convencer de que ao fim de um ano não valia a pena porque voltava tudo ao mesmo, eu sou a prova de que isso não é verdade.
Durante 8 anos mantive praticamente o mesmo peso. Subia 2kg, descia 3kg, subia 1, descia outro até que tive um acidente de trabalho que me trocou as voltas e afinal foram no total 17kg ... depois mais dois.
O facto de não puder realizar exercício físico ditou a minha condição de IMC e passei novamente a obesa (muito forte).
Mesmo não realizando exercício como o fazia (4 a 5 vezes por semana) e que é imprescindível, o peso está praticamente no meu valor mais baixo menos 5 kg e estou lá, ou seja 14 já lá vão, mas vi a vida a andar para trás.
Esta foi mais uma prova de que a vontade prevaleceu sobre tudo o resto.
Depois de tudo o que passei é claro que não quero regressar ao antes de 26 de Janeiro de 2009.
Relembro a minha história: 

Fui operada dia 26 de Janeiro (Bypass gástrico) e reoperada a 30 de Janeiro, a uma oclusão intestinal, ia-me finando na segunda cirurgia e poucos dias depois com a abertura de uma fístula, facto que só acontece a 1% das pessoas e que quando acontece é fatal, eu fiquei cá,  andei dois meses e meio com a costura às avessas mas valeu a pena.

Se me perguntassem se voltaria a fazer e a passar por tudo... é claro que sim e quanto mais cedo melhor. As diferenças são substanciais.

Apesar de todos os factores terem o seu peso, não falo do 43 Kg (que brevemente serão 48kg) que já lá vão, nem do que é bom ir às lojas e ter roupinha, sapatinhos etc à disposição, de vestir o que gosto e não aquilo que serve, ainda que não goste, nem do facto de me olhar no espelho e  gostar do que vejo ou tão simplesmente por me terem dito, nos primeiros anos, que era a irmã gémea de mim própria, que estava mais magra, mais gira e mais nova.
Os anos passam e as pessoas não se recordam dos meus 128kg, nem que andava todos os dias colada a uma alma gémea.

Recentemente coloquei, num desafio do Facebook uma foto minha de hoje e outra de há 10 anos atrás, tive imensas chamadas de amigos, conhecidos, colegas, formandos, a dizerem que já nem em sonhos me imaginavam assim.

Falo das enormes diferenças jamais esquecerei porque se refletiram em muitas outras situações de vida de forma positiva, nomeadamente, de entre outras, na autoestima e na saúde.

O que mudou em mim, depois de 26 de Janeiro de 2009?

MUITISSÍMO.

Passei a gostar mais de estar viva, de ver o sol, de sentir o frio, de passear, de observar, de ler, de conviver, de mim, do mundo, dos outros.

De repente passei a ter uma enorme vontade de criar coisas novas, de trabalhar, de ser capaz de inovar, cada vez mais, de vencer e de ajudar os outros a ultrapassar barreiras.

Enfrentar a vida de forma positiva ajuda-nos a galgar as barreiras da mudança.

Há 10 anos que passo por esta experiência maravilhosa e não quero guardá-la só para mim, quero partilhá-la convosco porque com amigos é mais fácil.


Um abraço a todos e boas mudanças

U SPOT LINDA-A-VELHA TOP


 "O Melhor Croissant da Minha Rua", os fabulosos gelados Artisani ou as famosas sanduíches e saladas d'A Sandocha! E o pão quentinho hummmmm!

Tudo isto num só espaço.

Linda-a-Velha está na moda.

Espaço espectacular com produtos de elevada qualidade.
Todos os dias das 7h às 21h


Avenida Duque de Loulé, nr. 11A
Linda-A-Velha, Lisboa, Portugal

Ligar 21 424 0214









sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Racismo ???



 


 “Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar." Nelson Mandela (1918-2013)



Teatro

Das coisas que gostámos e gostamos

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

KIKA CARDOSO



Para mim uma das GRANDES VOZES da actualidade. A Tina Turner de Portugal.

A Kika está a trabalhar no seu no cd vejam a sua mensagem

"Hello !!!
Bom dia 🤗🤩😍 ,este ano será dedicado a trabalhar no meu novo disco ,que será 100% em português .
E,gostaria de contar com sugestões vossas, para letras,versos , e títulos para canções, etc.
Quem quiser partilhar comigo pensamentos ,lamentos ,alegrias,amores ,desamores , aventuras em forma de escrita ou mesmo cantando eu agradeço 🤗🤩 .
Não é falta de inspiração minha,pois tenho de sobra simplesmente gostaria de ouvir e ler um bocadinho das vossas inspirações também.
Vamos a isso ? !!!🙏👇👇
Beijinhos .
Podem partilhar nos coments ou em mensagem privada 😍 don't be shy 🤩


PARA CONCERTOS
KIKA CARDOSO - TOUR 2019 - " VIVA LA DIVA"
11 Músicos - Mais Soul/Funk - Mais português
zedasmusic@gmail.com - 91 0056785
Deixa o teu gosto na página https://www.facebook.com/kikacardosoofficial/ "


Se quiserem ver a Kika & D´Bad Seats há espectáculos quase todas as 6ª na "Primorosa de Alvalade", na Avenida dos Estados Unidos da América, 128, em Lisboa

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Janeiro Renasce a Esperança




Janeiro é o mês da esperança. Aquele em que a maioria das pessoas define novas prioridades de vida, enceta algumas mudanças e vê em todos os dias uma luz nova.
É a altura em que traçamos metas profissionais, pessoais, alimentares, desportivas. As férias, as viagens são sempre as que aparecem na primeira linha do horizonte, depois os amores e os filhos, o crescimento pessoal e profissional e por aí fora, afinal chegaram mais 365 novas oportunidades de fazer e ser diferente com um único objectivo, ser feliz.
É também neste mês que começamos a fazer caminhadas, inscrições em ginásios e consultas de nutrição já com o fito de que a primavera vai chegar, já aí, nem que esteja um frio dos esquimós, é que logo a seguir vem o maravilhoso verão e o querido mês de Agosto.
Começamos de imediato a rejuvenescer o nosso roupeiro e a pensar quantos e quantos quilos temos de perder, sim daqueles fantásticos cobertores de inverno que ganhamos com os doces de Natal. Como as roupas ainda não se ajustam, de tal forma estão apertadas, a solução é precisamente, umas unhas novas, um novo formato de sobrancelhas, uns olhos pestanudos, aquele corte de cabelo cheio de originalidade,  hummmm aquela cor de cabelo maravilhosa que vimos desfilar há uns dias atrás, na nossa actriz favorita, na Red Carpet.
Janeiro, Janeiro, ficheiros de excel para o ano inteiro. São metas e metas, com datas e datas, para cumprir e nada melhor que depois de tudo definido, dar fogo à peça e começar a escrevinhar naquela agenda que comprámos em Outubro e no fim de Janeiro ainda está impecavelmente intacta.
Dos objectivos mais simples aos desafios mais arrojados tudo faz parte dos projectos de um ano que começa cheio de esperança e que se quer que seja o melhor da nossa vida desde sempre.
O Sonho é um dos bons motores da mudança, com as mudanças certas estamos sempre na rota das melhores concretizações da nossa vida. Evoluir é uma palavra chave muito querida.
Janeiro é o mês dos sonhos, metas, do planeamento e desafios que nos animam o ano inteiro, cumpre-nos a doce tarefa de fazermos o impossível para concretizar tudo o que imaginámos de bom.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

95 ANOS DE VIDA



95 anos de amor e carinho.
Obrigada Mãe.
Parabéns

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

FOREVER KING OF POP


















O Casino Estoril recebeu uma série de espetáculos, patrocinados pela família Jackson.
Forever King of Pop” é uma magnífica homenagem à carreira e vida de Michael Jackson.
O espetáculo estreou-se no ano de 2010, já atravessou a América e neste momento viaja pela Europa.
São cerca de duas horas de cor, magia e emoção.
Com coros espetaculares, uma produção digna de aplauso e um guarda roupa irrepreensível, assim se homenageia Michael Jackson.
Temas como “Billie Jean”, “Beat It”, “Bad”, “I Want You Back”, “Smooth Criminal”, “Human Nature”, “Thriller”, entre outros, são cantados e tocados ao vivo.
São espetáculos destes que marcam o coração de quem assiste.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Forever King of Pop


Das prendas que gostamos.
Bilhetes para espectáculos.
Prendas do SER.

domingo, 13 de janeiro de 2019

A CURANDEIRA DE HENRIQUE MOREIRA

A Curandeira é uma magnífica peça de teatro de Henrique Moreira.
Esteve em cena no Centro Cultural da Malaposta.
Cinco estrelas.
"Chamam-na de Curandeira porque conserta coisas partidas, endireita coisas tortas e cuida de coisas descuidadas.

Com
Daniela Sousa Santos,
Danilo Bethon,
João Duarte e
Susana Rodrigues"

O Centro Cultural da Malaposta é um espaço muito agradável conheçam um pouco da sua história e fiquem atentos à programação

O edifício onde funciona o Centro Cultural da Malaposta foi mandado construir pela Câmara Municipal dos Olivais no ano de 1873, numa propriedade denominada 'Quinta do Senhor Roubado ou do Painel das Almas', entre as estradas de Loures e a que segue para Odivelas.

Todo o complexo onde funcionam os serviços da Malaposta, pertenceu a um edifício anterior, construído com outros fins.

Não era um projeto de raiz, mas a recuperação de um vetusto edifício, que nasceu para ser estação da mala-posta e acabou como matadouro municipal, no decorrer de 1855/1856, foi construída a posta de Casal dos Carreiros.

O nosso edifício, foi transformado em matadouro municipal... Presumivelmente, alterando a sua imagem arquitetónica original, da qual ainda se pode reconhecer a traça.

Os factos não confirmam as afirmações que se têm feito sobre a Malaposta de Loures, porque o transporte era feito de barco pelo rio Tejo até ao Carregado e daqui é que partia a diligência ou mala-posta, que levava o correio e os passageiros até Coimbra. 

Em 1856 foi inaugurado o caminho-de-ferro e a viagem passou a fazer-se de Comboio até ao Carregado. O comboio substituiu o barco. Não é provável que aqui tenha existido uma estação de muda de cavalos, uma vez que o percurso da mala-posta não era por aqui.

No livro número dez das atas das reuniões da Câmara dos Olivais, pode ler-se, na ata da sessão de onze de Dezembro de 1873, o seguinte: «Apresentou-se João Alfredo Azevedo como procurador do Excelentíssimo António Maria de Brito Pereira Pinto Guedes Pacheco, competentemente autorizado para tratar com a Câmara, sobre o preço de expropriação de 2.600 metros de terreno da Quinta do Senhor Roubado, ou Painel das Almas, que são precisos, para a construção de um matadouro municipal: com a cláusula de que caso não seja levada a efeito a obra projetada, tornar a ser-lhe entregue o dito terreno, restituindo-lhe ele a quantia que tiver recebido, o que foi aceite pela Câmara».

Esta afirmação deixa bem claro que o edifício do matadouro foi feito de raiz e não foi reconstrução de qualquer obra que ali tivesse existido anteriormente. A 27 do mesmo mês e ano, é passada, pelo Governo Civil a licença de construção, nos termos seguintes: 
«... Faço saber que havendo a Câmara Municipal do concelho dos Olivais requerido licença para, na conformidade do decreto de 21 Outubro de 1863, fundar um matadouro municipal na quinta denominada = Painel das Almas = no sítio do Senhor Roubado (...);»

As normas de funcionamento e todas as regras que dizem respeito a este matadouro, podem ser confirmadas consultando os documentos depositados no Arquivo Municipal de Loures.

O matadouro era uma construção com qualidade – no projeto e na execução.

A sua conceção tinha um objetivo nobre – a saúde pública. 

Na década de sessenta do século vinte, depois de prestar um bom serviço aos munícipes dos Olivais e de Loures, foi desativado e ficou ao abandono.
Um novo destino – sede de um projeto cultural inédito. No dia 8 de Julho de 1987, no Museu Municipal de Loures, instalado na Casa do Adro à Rua Fria, os Presidentes das Câmaras Municipais da Amadora, Loures, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, afirmaram a decisão de criar um organismo intermunicipal que seria um Centro Dramático com o objetivo de prestar às populações dos quatro concelhos, serviços culturais nas áreas do teatro e animação cultural.

Seria o primeiro Centro Dramático criado em Portugal. Funcionaria como um serviço público de caráter cultural/artístico.

A animação cultural incluía, para além do teatro, as artes plásticas, o cinema, a dança, a literatura, a poesia, a música.

Para levar a efeito este projeto, foi nomeada uma Comissão Instaladora constituída pelo Vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Loures, António Marques Ribeiro, pelos encenadores José Martins e José Peixoto e pelo cenógrafo Mário Alberto.

No dia 6 de Janeiro de 1988 foi constituída pelas Câmaras da Amadora, Loures, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, a Associação de Municípios para a Área Sociocultural, a Amascultura.

Em Maio seguinte criou-se o Centro Dramático Intermunicipal Almeida Garrett.

Era necessário um espaço onde pudesse funcionar este Centro Dramático. A escolha recaiu no velho edifício do matadouro desativado há anos. Tinha área suficiente, estava bem situado e era propriedade da Câmara Municipal de Loures, que prontamente o disponibilizou.Só havia um obstáculo: encontrava-se muito degradado e, além de obras de restauro, precisava também de ser adaptado a uma casa de artes do espetáculo. Estava decidido e as obras iniciaram-se.

Em Outubro de 1989 o edifício era inaugurado com a apresentação da peça "O Render dos Heróis", de José Cardoso Pires. Até hoje nunca mais as suas portas se fecharam.

Aqui decorrem espetáculos de teatro e de dança; aqui se realizam concertos; aqui ouvimos poetas; aqui se fazem exposições; aqui se oferece cinema; aqui se debatem ideias e teorias; aqui acontece arte e cultura, porque a Malaposta é uma casa de cultura, e continua a ser uma casa com arte.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

SIDECAR



sidecar é um dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma motocicleta, resultando em um veículo de três rodas.
Os sidecars antigos eram planejados para serem dispositivos removíveis que pudessem ser retirados da motocicleta. A primeira menção a um side car foi feita em um desenho de George Moore em 7 de janeiro de 1903 publicado no jornal britânico "Motor Cycling". Três semanas depois uma patente provisória foi concedida ao Sr. W. J. Graham da Graham Brothers, Enfield, Middlesex.
Wikipédia

MELITTA



Aborrecida com a borra no fundo da chávena (xícara) e o sabor amargo do café, a alemã Melitta Bentz, aos 34 anos, munida de martelo e pregos, fez pequenos furos no fundo de uma lata, sobre os quais colocou um pedaço de mata-borrão do caderno do seu filho e coou o seu café. Gostou tanto do resultado que, em 20 de Junho de 1908, apresentou o pedido de patente em Berlim. Nascia assim o coador de café descartável Melitta.

In “Projeto Memória”

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Brasa Sassoeiros Páteo da Colina

Este é um dos novos sítios que recomendo.

Um espaço arejado, com duas salas boas, onde a simpatia e disponibilidade dos empregados é um cartão de visita da casa.



Tem umas entradas de crescer água na boca uma magnífica montra de  peixe muito frequinho, a carne é mesmo deliciosa e umas sobremesas de se tirar o chapéu.


















A carta de vinhos é TOP.


terça-feira, 1 de janeiro de 2019

365 NOVAS OPORTUNIDADES DE SERMOS FELIZES.
QUE ESTE SEJA UM EXCELENTE ANO PARA TODOS