quinta-feira, 4 de junho de 2009

AUTO CONFIANÇA



O poder é algo que nos é intrínseco.

Vive dentro de nós, muitas vezes timidamente escondido. Acorda quando temos obstáculos a ultrapassar, novos empreendimentos a construir.

Quando abordo a questão do poder ocorre-me sempre uma outra que é a superação.

Qual de nós ainda não se questionou

“Como é que consegui alcançar este objectivo?”

Aqui estamos claramente a falar de superação, é uma força interna que se enraíza e fortalece para despoletar toda a sua energia, quando tal se torna imprescindível.

A capacidade para derrubar os obstáculos da vida, dá-nos cada vez maior competência para galgar barreiras e para nos auto-surpreendermos , porque as situações nunca são iguais, a nossa experiência vai enriquecendo e com ela a nossa capacidade de superação vai-se incrementando.

O poder de superação altera de forma positiva a nossa visão de autoconfiança, tornando-nos cada vez mais fortes, mas também mais conscientes dos nossos pontos fortes, que devemos aplicar sempre que oportuno, mas também dos nossos pontos fracos e da nossa capacidade para alterarmos esta situação.

As pessoas não são comparáveis.

Observamos muitas vezes os outros, reconhecemos que alguns têm excelentes aptidões que nós não possuímos, mas em contrapartida, eles também olham para nós e vislumbram outras grandes qualidades que estão residentes em nós.

Cada indivíduo é único na sua forma de estar, de pensar, de se comportar em ambiente social, de reagir.

O poder da autoconfiança que detém pode fazê-lo desenvolver capacidades que alterem o quadro da sua análise swot pessoal, que o tornem numa pessoa mais consolidada, com maior capacidade de superação dos seus pontos fracos.

Transformar as fraquezas em forças é um processo pouco simples, mas que com imaginação, poder de espírito é possível de concretizar e quiçá proporcionar até a descoberta de novos talentos, pondo de lado toda a fragilidade das nossas fraquezas revertendo-as para sucessos.

Todos temos capacidade de superação, de contornar as situações mais complexas da vida, mas é importante manter o espírito positivo que nos leve a confiar nas nossas potencialidades e no nosso talento para nos surpreendermos.

O pensamento positivo é a chave da superação e a palavra principal é Acreditar.

Expressões como não consigo, é impossível, estou frustrado, jamais, nunca alcanço o que almejo, devem ser banidas do vocabulário individual de cada um.

Ser positivo ajuda a sermos pessoas melhores, para nós e consequentemente para os outros, potenciando a criação de uma sociedade mais assertiva.

O pensamento negativo leva a sensações de tristeza, auto-crítica, incompreensão, humilhação, desconhecimento de nós próprios e um sem número de sensações que não nos devemos permitir sentir.

O medo tem um efeito bloqueador das vivências salutares, consequentemente limitador a nossa capacidade de superação e concludentemente a nossa vontade de arriscar.

A nossa luta, na vida, é para mudarmos para melhor , descortinar-mos as potencialidades escondidas que devemos desenvolver e tornarmo-nos, no futuro, cada vez melhores que nós próprios.

Podemos incrementar a nossa auto-confiança se, plantarmos a alegria por cada lugar onde passamos, por cada pessoa que tocamos, por cada acto que realizamos, tivermos uma capacidade imensa de perdão das falhas, uma vontade férrea de melhorar a cada dia que passa, aumentando a nossa vontade de nos amarmos e de amarmos os outros, se trilharmos este caminho certamente que percorremos a estrada da luz da realização pessoal, profissional e social.

Sem comentários: