terça-feira, 12 de maio de 2009

Maio mês do coração

Carta Europeia do Coração:
Que cada criança nascida neste milénio possa viver até pelo menos aos 65 anos de idade, sem sofrer uma Doença Cardiovascular evitável.

Prevenir é sempre o primeiro passo, tratar já é uma segunda escolha, mas mais importante, ainda, que as medidas de prevenção, são, de facto, a manutenção de um regime alimentar saudável e equilibrado, e a promoção de um estilo de vida correcto, onde os espaços temporais para a realização de exercício físico estão sempre presentes.

Não nos podemos esquecer que as doenças do foro cardiovascular são a principal causa de morte a nível mundial, mas também dão um grande contributo para os rácios de doenças incapacitantes

Os principais condutores da doença coronária são a diabetes, o excesso de colesterol , a pressão arterial elevada, o excesso de peso, uma alimentação pouco equilibrada onde o consumo de frutas e legumes é diminuto, o fumo do tabaco, a falta de exercício físico e a sedentariedade, antecedentes familiares, em suma poderemos resumir todos estes factores com a manutenção de um estilo de vida pouco salutar.

O controlo dos factores de risco é uma arma potente para a prevenção das doenças cardiovasculares, bem como para a redução das complicações.

Quando enunciamos estes factores verificamos que a grande maioria é de cariz modificável, estão directamente ligados à prevenção, ou seja integralmente sob a nossa responsabilidade, os restantes poderão ser controláveis com acompanhamento médico periódico.


PREVENIR É SEMPRE O PRIMEIRO PASSO

Sem comentários: