quinta-feira, 14 de maio de 2009

A VOZ

Fabulosa
Excepcional
Inconfundível
Inigualável
Melodiosa

São alguns dos adjectivos que nos habituámos a ouvir quando se fala da voz do cantor e actor norte-americano, Francis Albert Sinatra, que nasceu em Hoboken, New Jersey, a 12 de Dezembro de 1915, e morreu em Los Angeles, a 14 de Maio de 1998 (faz hoje 11 anos).

Foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as actrizes Ava Gardner e Mia Farrowe com a socialite Barbara que foi a sua última mulher.

Na famosíssima Calçada da Fama, está representado com uma estrela pelo seu trabalho na TV americana e outra pelo seu trabalho no cinema.

As suas inatas características vocais, cuja mais evidente aptidão era a criação de uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, valeram-lhe o reconhecimento como um dos maiores intérpretes da música no século XX, no seu estilo esplendidamente sofisticado.

Na nossa memória colectiva ficarão gravados para sempre os clássicos “My way” “I’ve got you under my skin” e "Night and day" que destaco de entre muitos outros que são escutados com prazer por uma grande diversidade de gerações.

O contributo de Sinatra para a 7ª Arte exprimiu-se na sua participação em mais de cinquenta filmes, de entre os quais destaco : "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980).
Durante vários anos manteve o seu próprio show de TV.
"Só vivemos uma vez. E para quem vive como eu, uma vida é mais do que suficiente"
Francis Albert Sinatra

Sem comentários: