quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Mini Férias



Milhares de portugueses estão já de malas feitas para mais um fim de semana prolongado.

Destinos como Paris, Londres, Amesterdão, Madrid, Barcelona, Roma, Istambul, Brasil, Cabo verde e Caraíbas fizeram parte das escolhas de muitos portugueses para o gozo do fim de semana prolongado ou de umas mini férias.

A nível nacional os destinos com maior projecção de escolha foram Algarve, Madeira e Açores, mas apesar de existirem muitos sítios esgotados a procura a nível nacional foi menor que em período análogo.

Em relação aos pontos da Europa a procura subiu para pacotes de 2 a 3 noites cujos preços com avião, alojamento e pequeno-almoço chegam a ser inferiores aos nacionais.

Com o aproximar deste período prevê-se uma maior afluência de veículos na estrada.

Conduzir dentro dos limites de velocidade, não nos lembremos só de nós mas sim dos outros também, com atenção redobrada e com as condições de segurança do veículo e passageiros asseguradas evitam a sinistralidade.

Boas mini férias para todos com prudência e consciência.

Conflitos a solução

Os conflitos geram um ambiente pernicioso para todos - empresa, colegas da equipa.
Como é possível que pessoas que tenham de conviver diariamente oito e mais horas por dia, possam deteriorar o ambiente de tal forma que quase passam a inimigas. Muitas vezes advêm da soma de pequenas situações mal esclarecidas e desprovidas de importância, mas que no conjunto formam um enorme novelo emaranhado.
Desfiar este novelo é cada vez mais importante para o crescimento profissional e organizacional. É claro que as disputas e as diferenças profissionais não acabam, mas se formos desatando os pequenos nós que aparecem no dia a dia tudo se torna mais assertivo e menos tenso.
Um funcionário problemático apresenta sempre um fundamento com pés e cabeça para as suas ideias e pretensões, mas a auto-justificação cega o bom senso. Criam-se justificações para as próprias acções e negam-se as justificações para as acções que nos são alheias. Este facto é inerente á condição humana e quase todos nós já cometemos este tipo de erro grosseiro.
Todos temos razão mas afinal ninguém é dono dela. Este facto torna muitas vezes as pessoas mais calmas do mundo em pessoas irascíveis.
É importante colocarmo-nos no lugar dos outros e tentarmos pensar pela sua cabeça para podermos efectuar uma avaliação mais eficaz da problemática em causa
A chave dos problemas está sempre nas pessoas, na sua espectacular capacidade para desatar todos os nós e fazer com que o novelo se torne mais sedoso.
O poder organizacional e profissional saem mais reforçados, o ambiente de trabalho menos stressante e consequentemente mais produtivo.

Tempo é Mudança


“O tempo é a dimensão da mudança. Sem percepção da mudança, não há e não pode haver percepção do tempo. E as diferentes atitudes para com o tempo são corolários de diferentes atitudes para com a mudança.
(...) Vive-se bem a vida em camaradagem com o tempo, vendo-o como ele é, respeitando as suas obras, inclusive a decadência e a morte, com o passado e com a história. A restauração é uma auto-decepção e frequentemente um crime.
(...) O tempo é frequentemente destrutivo - como o são os escultores quando trabalham um bloco de pedra. Mas velhos rostos podem ser mais expressivos que rostos jovens, velhas paredes e esculturas mais ricas que as novas. “




Walter Kaufmann, in 'O Tempo é um Artista'

FRASES SOLTAS


"Há três coisas que nunca voltam atrás: a palavra proferida, a flecha desferida e a oportunidade perdida.”



Provérbio chinês

HOMENAGEM AOS PROFESSORES


As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!



Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Arte e Educação)

O que é nacional é bom

Para além de Molly Sims e de Kate Moss, Oprah Winfrey, também é fan de produtos portugueses nomeadamente dos sabonetes.

A Ach Brito fabrica há muitos anos os sabonetes Claus Porto, e exporta para diversos países nomeadamente para a América onde existem algumas estrelas norte americanas que recomendam o uso deste produto português.

Estes sabonetes tem um grau de notoriedade elevado pela sua qualidade irrepreensível ao longo dos anos.

Segundo a fábrica Ach Brito, que também comercializa outros produtos, nomeadamente uma colónia, os crescimentos de vendas têm sido muito significativos, denotando um crescimento estável da marca.

A facturação em 2006 cifrou-se em 45 mil euros, em 2007 já se encontra nos 69,7mil euros.

Reviver os anos 80 em Lisboa



O musical Footloose chega a Portugal por intermédio da produtora Beat Génesis. Com encenação de Rui Silva, o elenco irá contar com a participação/estreia de Fernando Tordo, como uma das personagens chave.

O espectáculo é ao vivo na totalidade e contará com 28 artistas e nove músicos que compõem a orquestra, que tocará musicas como Footloose, Holding for a Hero…

O arranque do espectáculo está previsto para dia 8 de Novembro em Lisboa no Teatro Tivoli e posteriormente fará uma tournée pelo pais.

O preço dos ingressos varia de 7,5 a 30€.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Excesso de velocidade




Segundo um estudo recentemente publicado não existe nenhuma relação directa entre o número de acidentes e o excesso de velocidade.

Se bem que exista a consciência da dificuldade que existe no domínio dos veículos quando a velocidade é excessiva.

A velocidade de condução deve ser constante e de forma ajustada para que se torne mais cómoda.

Segundo o estudo do Prof Jual Dols os sinistros provocados por excesso de velocidade representam apenas 13% das ocorrências.

Por outro lado, a condução a velocidade mais baixa, provoca congestionamentos de trânsito que geram elevados padrões de frustração e stress, cujas consequências podem ser indiciantes de situações de perigo.

Por exemplo os limites de velocidade impostos pela Câmara Municipal de Lisboa, em determinados locais por um lado não têm razão de ser e por outro podem constituir um verdadeiro perigo.

Nem todos os condutores contam consigo e com os outros…

Desigualdade europeia na idade de reforma


Segundo um estudo da Eurostat, publicado em Agosto, o país do espaço europeu onde os trabalhadores gozam da reforma mais tardiamente é Portugal (dados reportados a 2005).

Segundo o estudo ainda havia alguns países onde a reforma se verificava mais tarde Chipre, Estónia e República da Irlanda (65 anos).

Em Espanha a média da idade da reforma ocorre aos 63 anos e na Polónia aos 57 anos ocupando o último lugar da lista.

A média da União Europeia a 25 estava, no ano de 2005 em 60 anos e 7 meses.

Em Portugal a média da idade da reforma cifrava-se em 64 anos e 2 meses, ou seja a escassos 10 meses da idade legal.

Quando falamos de trabalhadores do feminino, as trabalhadoras suecas ocupam o princípio das lista e as Eslovenas o fim, sendo que as portuguesas reformam-se cerca dos 61 anos e estão em terceiro lugar, mesmo assim comparativamente com os homens dos outros países a idade da reforma para as mulheres portuguesas ainda é superior.

Estes valores colocam Portugal como o país onde existe maior diferença entre homens e mulheres quanto à idade da reforma, quase menos três anos para as mulheres.

Em jeito de reflexão Portugal no futuro, destacar-se-á ainda mais dos outros países da união europeia, porque a falta de visão dos nossos governantes é enorme e em vez de se procurarem outras alternativas, pensa-se apenas em aumentar a idade da reforma.

Será fantástico viajar num avião pilotado por um sexagenário, fazer uma cirurgia com um cirurgião sexagenário…

Salvaguardemos algumas excepções de boa performance.

FRASES SOLTAS






“Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.”
Dalai Lama

Desert Challenge no Dubai


Nesta prova participam os melhores pilotos do mundo.
Ontem o terceiro melhor tempo foi de Portugal representado pelo motard Ruben Faria.

O registo do português foi inferior apenas ao francês Cyril Despres e ao espanhol Marc Coma
Lembremo-nos que este nosso português já conquistou o Rali de Marrocos.
Esta é a prova mais importante antes do Dakar 2008.

Viva Portugal e Força para os nossos desportistas.

Assim vai o meu Benfica


Agora no segundo lugar, com marcação como sempre lá para os 80” mas o que é verdade é que lá vai marcando e pelos vistos subindo degrau a degrau.

Neste momento o Benfica atravessa uma fase muito positiva, com uma garra muito grande e uma performance física excelente, jogou com apenas com 10 a partir da meia hora.

O Benfica superou o Sporting ao vencer o Marítimo na Luz, ficando com o somatório de 16 pontos.

A classificação da Bwin fica esta semana com FC Porto com mais cinco pontos que o Benfica e o Sporting com menos um ponto que o Benfica.

Viva o Benfica.


É mesmo um grande clube.

sábado, 27 de outubro de 2007

FRASES SOLTAS


"A realidade é que ninguém ama um país pela sua economia, por mais forte e estável que ela seja, mas pela sua cultura"



Win Wenders

Museu Colecção Berardo









Dos caixotes para o mundo

O espólio de Joe Berardo não podia estar armazenado e escondido. As obras são muito variadas e realmente é um espaço que dá vontade de voltar para se ir observando aos poucos, uma panóplia tão grande de artes e artistas, nacionais e estrangeiros, alguns dos nomes maiores da arte do século XX e início do século XXI como:

Picasso
Dali

Andy Warhol
Francis Bacon
Duchamp
Max Ernst
Paula Rego
de entre outros .

O museu da Colecção Berardo para além da localização fantástica no CCB, uma das zonas mais internacionalizadas da capital tem uma das mais completas exposições de arte contemporânea.

Portugal vê-se prestigiado internacionalmente quer pela qualidade do acervo, quer pelo estado de conservação das obras, quer pela diversidade dos autores.

A colecção é composta por 862 pinturas, fotografias, esculturas.


A capital de Portugal fica assim referenciada internacionalmente em termos culturais, sendo que as obras saíram dos caixotes para servir os povos do mundo que as queiram visitar.

Agora que o tempo frio se vai instalando timidamente é chegada a altura de engrandecermos o espírito com outros eventos mais abrigados.




















Gostei muitíssimo. Tanto que já repeti.

Lançamento Peugeot 308













O marketing de guerrilha foi o mote da campanha de lançamento em Portugal do novo Peugeot 308 e foi de facto muito suigeneris.

Concebida pela agência de publicidade TORKE, apresentou diversos teasers.

A área de abrangência foi grande, a campanha desenrolou-se ao longo de todo o país, continente e ilhas.

No aeroporto
Os aeroportos em portugueses de Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Funchal - serviram de palco para três acções diferentes.

1- Promotor/Motorista nas chegadas com a placa – “308 Prepare-se para a chegada do novo Peugeot”

2- Suportes publicitários sobre os painéis das partidas e chegadas, com a frase: “Já chegou! 308.”

3- Caixas de transporte foram colocadas na área dos tapetes de recolha de bagagem, com a mensagem “Já chegou! 308.”

Caixas

Foram “estacionadas”nas principais cidades do País - incluindo nas ilhas, 58 caixas de madeira.

As caixas era o tamanho exacto do 308, e despertaram a curiosidade dos pedestres.

Com esse intuito foi criado um buraco que acicatou ainda mais a indiscrição.

No interior de cada caixa estava uma mensagem/convite para uma visita ao concessionário Peugeot a partir de dia 28 de Setembro, data em que estava agendado o lançamento do 308.

Camião

Dois camiões de transporte de veículos circularam por todo o país, com três logótipos “308” do tamanho de carros, e lonas com o texto “Está a chegar!”.

Estes camiões estavam estacionados perto dos concessionários e espicaçavam a curiosidade.
Daqui para o Word of mouth foi um pulo.

Por outro lado foi realizado um vídeo viral para completar todo o processo de lançamento.

De facto o carro é especial, a marca é especial e a campanha teria de ser muito especial para marcar a diferença.

Para fechar com chave de ouro o processo de comunicação que se estendeu desde a rádio, imprensa, «road show», test-drives, foi dado um concerto exclusivo de David Fonseca, para o lançamento do 308 no dia 19 de Outubro no Norte Shopping.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Concerto - Ciclo Diálogos

No próximo Sábado, em Santarém, e no Domingo, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, o maestro Michael Zilm apresentará mais um momento do Ciclo Diálogos. Ao lado da soprano portuguesa Dora Rodrigues e da Orquestra Metropolitana de Lisboa.(...)

Orquestra Metropolitana de Lisboa Dora Rodrigues, soprano Michael Zilm, maestro Franz SCHUBERT (1797-1828) – Danças Alemãs, D. 820 (orq. de A. Webern; 1931) Anton WEBERN (1883-1945) – Cinco Peças para Orquestra, Op. 10 Franz SCHUBERT – Cinco Canções orquestradas por A. Webern Anton WEBERN – Quatro Canções para Voz e Orquestra, Op. 13 Anton WEBERN – Sinfonia, Op. 21 Franz SCHUBERT – Sinfonia n.º 7 em Si menor, D. 759, Incompleta sáb 27 Out, 21h30, Igreja da Graça, Santarém (Concerto da Caixa Geral de Depósitos) dom 28 Out, 17h00, Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém





DESPREZO SOCIAL - MÉTODO DE PARTOS CORREIA DE CAMPOS – REGRESSO AO PASSADO


Aclamaram aos sete cantos, deste pequeno país à beira mar plantado, para que fossem concedidas todas as condições às mulheres que pretendem fazer uma interrupção da gravidez.

Sim senhor…e então continuam a apelar á morte sem olhar á vida…bem me parece que sim!

Senão analisemos o estado da saúde desde nosso cantinho.

Para abortar, claro que não é preciso pagar nada, todas as despesas são sanadas pelo erário público, com todos os cuidados necessários para que as mulheres não tenham percalços de saúde, nem que para isso se tenham que adjudicar serviços a clínicas privadas.
E afinal quantas abortos teremos nós, cidadãos pagadores de impostos, de pagar a cada mulher...todos aqueles que ela entender?

Para nascer não são necessários cuidados uma vez que hoje em dia, nalgumas localidades do país já é mais fácil ouvir dizer que nasceu na ambulância ao km x da estrada tal e não na maternidade tal.

Realmente as mães portuguesas “estão muito à frente” já nem precisam de maternidades.

Ainda estamos numa fase inicial do processo...quando este amadurecer já nem precisam de ambulância, terão as crianças tal como os seus antepassados de cócoras e ao ar livre.

Estas crianças quando são registadas são naturais da Estrada Nacional nº ? ao km?.

Fantástico tanta originalidade ainda supera os grandes feitos nacionais em inovação.

Qual o valor de uma indústria de moldes… de um dístico de via verde….o grande feito da humanidade, é revogação de todas as descobertas da ciência, é o renegar de todos os estudos de caso, de todos os trabalhos científicos, da evolução técnica e voltamos ao inicio da era humana ter crianças da forma mais natural.

É o desprezo social total, pelo cidadão, pela sua saúde e pela saúde mental dos próximos anos, nos próximos anos teremos crianças portadores de lesões cerebrais…órfãos… etc.

E depois toca a subsidiar toda esta hecatombe social.

Problemas que teriam a sua resolução com a aplicação de práticas obstétricas adequadas com todos os procedimentos médicos e tecnológicos disponíveis.

Será que na Europa dos 25 irá tomar por exemplo Portugal com esta ideia tão inovadora.


E qual é o papel social das Associações portuguesas que tanto lutaram pelo aborto, pelo livre direito às melhores condições para a realização da IVG?


Como é ?


Agora não lutam pelo direito às melhores condições para a realização dos partos!


Portugal inteiro pode recorrer a clínicas privadas a expensas do estado para interromper a gravidez mas esse direito é completamente sonegado quando falamos de nascimentos.


Afinal que Estado é este que tanto apregoa as baixas taxas de natalidade e se preocupa mais com os actos médicos abortivos do que os actos médicos natais…


Olhemos o exemplo de Nuestros Hermanos que até subsidiam 2500€ por nascimento.


Só falta mesmo implementar um subsídio de luto por IVG.

FRASES SOLTAS



“É pertinente destacar que a comunicação voltada para criar consciência é muito importante para lançar novos produtos ou marcas. Por outro lado, quando produtos ou marcas já possuem imagens claras, criar imagens positivas pode criar valor acrescentando significado aos produtos”

(Churchill, 2000)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

MARKETING DE GUERRILHA


A cadeia de lojas de acessórios Accessorize, lançou uma campanha de marketing de guerrilha nas ruas de Genebra.


As famosas correntes foram substituidas por colares e etiquetas com os respecivos preços.


PAULA REGO EM MADRID



A exposição de Paula Rego no Museu Rainha D. Sofia, um dos museus mais importante de Arte Moderna em Espanha, em Madrid, é sumptuosa e vai estar patente ao público até dia 30 de Dezembro. Caso não consiga dar um salto até Madrid poderá depois desta data cruzar o atlântico até Washington.

Paula Rego é portuguesa, nasceu em 1935, na capital portuguesa, actualmente vive em Londres, sendo uma das pintoras figurativas nacionais com maior projecção internacional.


Da exposição, cujo comissário é o historiador Marco Livingston, fazem parte cerca de 80 pinturas - incluindo os monumentais quadros pintados a pastel, o material preferido da pintora desde 1994 - 60 desenhos e 60 gravuras e litografias. Está em exposição o seu primeiro desenho que data de 1952. Esta exposição põe a descoberto algumas obras nunca antes mostradas e constitui a maior e mais completa retrospectiva da obra da pintora.



"A sua obra artística está enraizada em experiências e recordações pessoais, em perversas fantasias e na história da arte e da literatura". Segundo o Museu Rainha Sofia.

Os artistas que mais relevo tiveram na sua carreira fora Goya, Bordalo Pinheiro e James Ensor.
A exposição está organizada por ordem cronológica e como já a referi, data de 1952.


A obra de Paula Rego é intensa e profunda, relata contos de mulheres e monstros com inspiração em histórias tradicionais.




Retratados, estão, cinquenta anos de uma carreira brilhante.

Estive lá e gostei.




A Luta do Antigo e do Novo

“É sempre igual a luta do que é antigo, do que já existe e procura subsistir, contra o desenvolvimento, a formação e a transformação. Toda a ordem acaba por dar origem à pedanteria e para nos libertarmos dela destrói-se a ordem. Depois, demora sempre algum tempo até que se ganhe consciência de que é preciso voltar a estabelecer uma ordem. O clássico face ao romântico, a obrigação corporativa face à liberdade profissional, o latifúndio face à pulverização da propriedade fundiária: o conflito é sempre o mesmo e há-de sempre dar origem a um novo conflito. Deste modo, a maior prova de entendimento por parte do governante seria regular essa luta de tal maneira que, sem prejuízo de cada uma das partes, conseguisse manter-se equidistante.
É, no entanto, uma possibilidade que não foi dada aos homens, e Deus não parecer querer que assim aconteça.”


Johann Wolfgang von Goethe, in 'Máximas e Reflexões'

AUMENTOS 2008



Aumentos de 2,1% são de facto uma verdadeira fortuna (afinal no ano passado foram apenas 1,5%).

Na perspectiva do governo e apesar de nos últimos oito anos os aumentos salariais terem sido sempre muito inferiores à taxa de inflação real (não a publicitada), o aumento de 2,1% vai restabelecer o poder de compra da Administração Pública.

Para variar o orçamento não permite ir mais além, porque o Estado tem de adquirir uns carritos ou outros “bens de primeira necessidade” para governantes e dirigentes pois claro…

Para Teixeira dos Santos este é um orçamento de rigor e é isso exactamente que temos de perceber … o rigor é para o povo.

O resto vive à custa do apregoado rigor do povo.

Só valor estimado do aumento da energia eléctrica é superior ao valor de 2,1%, o arroz 50% etc.

Mas não nos podemos esquecer que quase em cima da meta das eleições há que antecipar as outras mudanças previstas para 2009, que efectivamente vão ser já implementadas em 2008 para que o povo possa votar em 2009 com a consciência plena.

As outras mudanças referem-se a progressões nas carreiras e os prémios de desempenho, claro que estamos a falar subjectivamente.

Para que a avaliação de desempenho seja feita com um processo claro e transparente na função pública ainda muita folha de Outono há-de cair ao longo dos anos, e que não se pense que tem de ser muito esperto para se percepcionar esta realidade.

Mesmo assim fala-se que o valor de 2,1% não será o valor final, mas à semelhança do que se tem passado nos anos anteriores será que vai mudar ?

Como já estamos habituados todos os anos o teatro é o mesmo. As previsões da inflação são sempre efectuadas aquém do valor real para que os salários não sofrem grandes oscilações.

Os nossos governantes deveriam fazer uns cursitos de formação, sei lá talvez

Como governar com eficácia
Como motivar a Função Pública
Como estabelecer regras de equidade.
Aguardam-se mais sugestões

PIQUE


"PAIXÃO - Pela negociação, pelo produto, pelo negócio. No caso de Frank Slade (o personagem de Al Pacino), por abrir as portas da vida para Charlie.
INICIATIVA - Aquela que leva a novos produtos e novas abordagens. Ou que levou Slade a abordar a jovem no restaurante e a pagar a conta.
QUESTIONAMENTO - Leia-se "senso crítico". Slade sabia que era capaz de dançar tango mesmo sendo cego e detectou um certo desapontamento na informação da rapariga sobre seu namorado.
URGÊNCIA - Ou: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Slade sabia que era necessário falar com a jovem imediatamente, enquanto ela ainda estava sozinha.
ENTUSIASMO - Na verdade, a capacidade de despertá-lo noutras pessoas. Slade entusiasma a rapariga para que dance com ele e entusiasma Charlie a ser mais "atirado". Vamos desenvolver esses itens um por um?"



Carlos Júlio

40º Encontro Nacional da APG


Um recém-chegado Director de Recursos Humanos de uma empresa de telecomunicações perguntava ao Presidente dessa empresa, de quem dependia directamente, “o que espera de mim? “, ao que aquele lhe respondeu: “espero que me ajude a gerir os custos com o pessoal e a fazer as pessoas felizes!”

Será que a Performance e a Felicidade das pessoas nas organizações são incompatíveis?
A resposta não é óbvia, nem tão pouco linear. Com facilidade apetecia-nos dizer que não, que não são incompatíveis!

Estamos a falar de temas complexos, subjectivos, multi-variáveis.

Desde logo, no que toca à Felicidade, não há uma única definição para o termo e, na vida como na literatura, há mais interrogações do que certezas ou modelos categóricos.

Há o ser feliz e o estar feliz. O encarar a felicidade como um somatório de bons momentos ou a existência de um contínuo de bem-estar. Há os interesses e preferências pessoais muito diversificados.

Nas organizações, nas empresas, pela sua natureza e propósito, há uma legítima preocupação de criar valor, de conseguir resultados, para tal, de se atingirem elevadas performances.

As pessoas têm os seus interesses e objectivos individuais. As empresas também.

Conseguir importantes plataformas de convergência entre estes interesses diversificados é, seguramente, um bom caminho para a elevada performance e um importante contributo para a felicidade das pessoas.

O mote e o desafio do Encontro Nacional deste ano, é o de abordar e contribuir para o aprofundamento deste importante tema. Importante para as Empresas. Importante para as Pessoas.

Programa
20 de Novembro 2007 (3ª feira)
08h00 - 09h00
Abertura do Secretariado. Recepção dos Participantes
09h00 - 09h45
Sessão de Abertura
09h45
Performance e Produtividade
09h45 - 11h00
Sessão Plenária
11h00 - 11h30
Coffee Break. Inauguração da 17ª PessoalExpo
11h30 - 12h30
Case Study
Workshop: “Equipas de Elevado Desempenho”
12h30 - 13h30
Sessão Plenária
“Aligned at the Top” – Apresentação de Estudo
13h30 - 15h00
Almoço
15h00
Felicidade
15h00 - 16h30
Sessão Plenária
16h30 - 17h00
Coffee Break
17h00 - 18h00
Case Study
Workshop: “Felicidade na Empresa: Será Possível?”
18h00 - 18h30
Testemunho de Performance e Felicidade
20h30
Jantar e Entrega dos Prémios APG Recursos Humanos
21 de Novembro 2007 (4ª feira)
09h00
Convergência
09h00 - 10h30
Sessão Plenária
10h30 - 11h00
Coffee Break
11h00 - 12h30
Case Study
Apresentação:
12h30 - 13h30
Sessão Plenária
The Future of HR in Europe
13h30 - 15h00
Almoço
15h00 - 16h30
Apresentação das Conclusões dos Workshops
Conferência Final: Testemunho de Convergência
Informações
APG – Sede Nacional Avenida António Augusto de Aguiar, nº 106 – 7º • 1050-019 LisboaTel.: 21 352 27 17 Fax: 21 352 27 13email: encontronacional2007@apg.pt

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

SENTIR A MUDANÇA


Colocam-se dois interlocutores frente a frente e pede-se que se observem mutuamente, dos pés à cabeça.


Depois pede-se que se virem de costas.


Posteriormente os dois interlocutores são instados a alterar dois pontos em si.


De seguida pedimos que se observem novamente e descubram quais as alterações que foram processadas.


Este jogo serve para avaliar qual o sentimento dos interlocutores perante a mudança.


Poderemos analisar, antecipadamente, os sentimentos da mudança seguinte forma:


1 - Se a mudança processada pressupõe apenas uma mera alteração de dois factores mas tudo permanece em si então o seu sentimento perante a mudança é de expectativa perante os acontecimentos;


2 - Se a mudança processada pressupõe o acréscimo de dois factores então o seu sentimento perante a mudança é de apoio e aplauso total;


3 - Se a mudança processada pressupõe a retirada de dois factores então o seu sentimento perante a mudança é de perda, medo e insegurança;

A 380




Apesar do atraso de cerca de 18 meses, e do alucinante gap entre o custo previsto e o custo final de fabricação, que fez rolar a cabeça de muitos CEO’s, finalmente foi disponibilizado o tão desejado.

O D. Sebastião dos ares já foi entregue à companhia Singapore Airlines, em Toulouse, em França, numa cerimónia com mais de 500 convidados.

Este gingante pássaro do céu tem capacidade para transportar de acordo com a disposição do espaço de 525 a 835 passageiros.

Amanhã será a primeira vez que irá cruzar o ar.
O trajecto inaugural é de Changi (em Singapura) a Sydney (na Austrália), mas desengane-se porque todos os lugares já foram leiloados, não havendo nem uma simples vaga.

O fruto deste leilão está destinado à ajuda de instituições de caridade.

Segundo fontes da própria Airbus, o A380 tem 189 pedidos certos de 16 companhias aéreas, a grande maioria delas localizadas na Europa, Ásia e Golfo Pérsico que são os destinos de eleição, uma vez que os voos são rentabilizados devido ao elevado número de passageiros que consegue transportar com elevados padrões de conforto, em voos de longo curso.

Este aparelho renova o conceito da aviação comercial, mas de facto não existem muitos aeroportos por esse mundo fora que o possam receber sem procederem a obras de adaptação.

Um original centro de negócios




"O guia de experiências «a vida é bela®» acaba de apresentar o ‘catamaran’ Salinas 48.
Lançada em 2007 pelo estaleiro francês da Fountaine Pajot, a embarcação é destinada aos clientes ‘corporate’, esperando-se que seja o local escolhido por empresas para a realização de reuniões com colaboradores e clientes, acções de formação e programas de incentivo e motivação.
Com capacidade para 16 pessoas a navegar e 30 quando atracado, o Salinas 48 possui amplos espaços sociais, abrigados à ré, dispondo de uma área de 21 metros quadrados à proa.
A bordo é possível desfrutar de refeições ‘gourmet’, servidas pelos melhores restaurantes de Lisboa. Além disso, o ‘catamaran’ está preparado para acolher experiências extra, a pedido dos navegantes.
Pode também funcionar como ‘outdoor’ publicitário na zona ribeirinha, nomeadamente através das empresas que desejem premiar os seus parceiros de negócio ou os seus clientes.
Tendo por base a Marina de Oeiras, o Salinas 48 pode igualmente partir da Doca do Espanhol, em Lisboa. Durante o Verão, vai estar no Algarve, na zona de Tavira, disponível para eventos."


in Rh online

FRASES SOLTAS


"O fracasso é uma oportunidade para começar algo novo, de forma mais inteligente.”



Henry Ford

O chamariz


São informados de que ganharam um prémio.

Vão levantá-lo e voltam a casa com um colchão e um pacote de prestações para pagar.

É este o procedimento normalmente utilizado na prática das chamadas “vendas agressivas”, que têm aumentado nos últimos anos.

As vendas agressivas proporcionam um campo fértil para as compras por impulso.

Comunicam com as pessoas e avisam-nas para levantarem um prémio fantástico no sítio X ou Y.

Lá vão elas sem sequer analisarem bem ou pensarem que vão estar sujeitas a uma reunião chata e fastidiosa que fará com que a dada altura já não saiba muito bem como estar, sabe apenas que se quer livrar daquilo.

Muitas vezes de acordo com a capacidade de persuasão do técnico que o atender, sai de lá mais rico com um prémio (que lhe sai mais caro que o valor dos juros) um colchão ou uma semana férias em time sharing.

Passados alguns dias ficam mais pobres quando começarem a cair mensalmente as prestações que nunca mais têm fim, é aqui que se dá a fase de consciencialização do embuste.

É um facto que só cai quem quer mas nem todos estamos em condições todos os dias para discernirmos convenientemente.

Mesmo assim existe sempre uma solução. O contrato deve ser lido atentamente, especialmente as letrinhas mais pequenas, porque o mesmo pode ser revogado.

Em caso de dúvida existe sempre uma porta aberta para a solução a DECO. Telefone 21 841 08 58 ou sinfo@edideco.pt.

SMART


A abordagem SMART é a mais comum nos países ocidentais.


S – specific (Específicos)
M – measurable (Medidos)
A – attainable (Alcançáveis)
R – rewarded (Recompensáveis)
T – timed (Calendarizados)

FRASES SOLTAS



“As pessoas simplesmente não têm tempo para fazer coisas que exijam imaginação e paciência, que não produzam resultados imediatos”

Peter Senge

O vício


Como diz a amiga Margarida, deixou de fumar porque se sentia completamente dominada por uma simples erva.

De facto, tens razão, como é que uma simples erva luta contra o no nosso auto controle e vence diversas vezes ao dia a razão para dar lugar ao vício, a esse inqualificável vício de fumar.

Como é que é possível que uma simples ervazinha possa dominar a nossa saúde?

De facto muitos dizem que lhes custa a crer que haja uma razão de causa efeito entre o tabaco e o cancro.

Existe sim uma razão muito forte para não nos deixarmos dominar por essa ervinha…
A NOSSA SAÚDE e acima de tudo uma questão simples de cidadania, não obrigar os outros a fumar os nossos cigarros..

Felizmente tenho conhecido, no último ano, inúmeras pessoas que, graças á preciosa ajuda dos adesivos, deixaram de fumar.

Eu não precisei de ajuda deixei de fumar por vontade própria e digo-vos é simplesmente uma questão de mentalização e de estratégia de luta para vencer o vício .

A qualidade de vida melhora significativamente e de forma quase imediata.

Os bons exemplos devem ser seguidos.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

POR ACASO JÁ PENSOU O JEITO QUE LHE PODE DAR TER SEMPRE À MÃO O Nº DE TELEFONE DA BRISA ?


Ora então aponte aí


808508508

Disponibilidade total
24 horas por dia 7 dias por semana

Informação
Fluidez de transito
Percursos
Localizações
Condições meteorológicas
Valor e forma de pagamento de taxa de portagem
Classe do veiculo
Infracções
Áreas de serviço
Duvidas sobre procedimentos

Assistência

Avaria automóvel
Falta de combustível
Acidente
Obstáculos na via

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

FRASES SOLTAS




Tudo flúi e nada permanece;
Tudo se afasta e nada fica parado....
Você não consegue banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo....
É na mudança que as coisas encontram o repouso....




Heráclito, Fragmentos

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Pós-Graduação e Mestrado na Universidade Lusíada - Descontos para Sócios da APPM



NOVO: A creditação do curso dá acesso à elaboração da dissertação de mestrado em Gestão, especialidade de Marketing, para obtenção do Grau de Mestre*

No âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Universidade Lusíada e a APPM, os Sócios da APPM poderão usufruir de um desconto de 10% no valor das propinas, condições especiais e exclusivas, no curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Empresarial (8ª edição).

Este curso, baseado no método do caso e sob a Direcção do Prof. Doutor Bruno Valverde Cota, é constituído por módulos teórico-práticos nas respectivas áreas temáticas.

Pretende-se assim obter sinergias entre o meio académico e o meio empresarial, consubstanciadas na integração no corpo docente de académicos orientados para responder com rigor científico às necessidades do mercado e profissionais com expertise adquirida no quadro da Gestão, Marketing, Comunicação, CRM e Estudos de Mercado.

Haverá a possibilidade de obtenção de estágios para os melhores alunos do curso nas empresas parceiras.

Para mais informações, poderá aceder ao site da APPM ou da Universidade Lusíada , ou contactar directamente a Secretaria de Mestrados da Universidade pelo telefone 21 361 1604/05/06/44 ou pelo ilpg@lis.ulusiada.pt.

FRASES SOLTAS


“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ”


( 500 a.C.)

PERFIL DO LIDER EFICAZ


“O Líder é a pessoa que...
1- Faz com que as pessoas sob o seu comando gostem de executar o que ele quer;
2- Consegue que os subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso;
3- Não tem subordinados. Tem seguidores. Não dá ordens, mas toda a gente faz o que ele deseja;
4- Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo;
5- Transmite segurança, confiança. Inspira lealdade.É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para dizer a verdade;
6- Transmite sentido de justiça. Toma decisões justas, não protegendo um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes;
7- Dá o exemplo. Se o dia de trabalho começa às 8:00 horas, ele chega às 8:00 horas. Numa época de “cortes orçamentais”, não promove festas, não troca de carro...;
8- Não tem de ser infalível, mas tem acertarmais do que querer errar;
9- Faz com que as pessoas sigam na direcção da Empresa. Faz com que essa direcção seja transparente, justa e clara;
10- Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas seguem-no porque acreditam na sua visão.”



(in, Revista exame, Julho 1998)

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Empowerment um trilho para a excelência


O Empowerment está intrinsecamente ligado à mudança que as empresas estão sujeitas diariamente por via da globalização e da necessidade criada de diferenciação constante dos seus produtos e serviço.

Não apostar neste tipo de gestão partilhada poderá fazer com que as empresas possam perder o comboio do futuro.

A utilização de metodologias diferenciadas é uma porta aberta ao sucesso e evolução empresarial.

Mas todo este processo não é viável sem um método de comunicação claro, conciso e consistente.

O conhecimento do planeamento estratégico da empresa leva à superação de metas, aumenta os níveis de confiança e dilui as barreiras naturais de resistência à mudança, soltando as amarras da pró actividade.

A liberdade de acção irá, sem margem para dúvida, criar um certo entrosamento entre Lideres, liderados e a empresa levando-os a permanecer nesta proporcionando, desta forma, a retenção de talentos.

Por outro lado a noção de espírito de equipa ganha maior força, esbate os obstáculos entre líderes e liderados uma vez que o sucesso do líder é o espelho da performance da equipa.

As relações de confiança, a capacidade de cada um, para diagnosticar analisar e gizar soluções para os problemas do dia a dia, é por si só, um factor gerador de pró actividade, de celeridade e performance nos processos. Leva ao alcance de métodos e metas impensáveis noutro tipo de gestão.

Este tipo de gestão que garante uma certa liberdade de participação no negócio da empresa, em termos de comprometimento, emancipação e autoridade, proporciona o incremento do conhecimento, levando o capital humano a investir na formação de forma significativa para poder executar com um nível mais elevado de qualidade as suas funções. Cada um vê a empresa como se fosse sua também.

A repartição de responsabilidades proporciona uma melhor administração de tempo para a gestão de topo, que pode dessa forma dedicar-se a dar passos cruciais e prioritários para a empresa.

O Empowerment permite uma relação mais familiar com a empresa levando a elevados padrões de qualidade e de auto-superação de tarefas.

A mentalização dos funcionários para este novo modelo de gestão, passa por um processo de comunicação eficaz, que só será coroado de êxito se as equipas de trabalho forem dirigidas por um líder de excelência e se os gestores forem verdadeiros coacher’s, integrando, facilitando, formando e articulando todos os procedimentos e pessoas.
Neste modelo de gestão o enfoque direcciona-se para o cliente interno e externo, a rentabilização de custos, o consequente aumento dos lucros e o alinhamento de estratégias e procedimentos com vista à eficácia.