quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Salvador Dali no Porto






A exposição está patente no Palácio do Freixo, que é lindíssimo e foi recuperado há cerca de 3 ou 4 anos (ver os expositores ao longo do percurso da exposição, de onde constam fotos alusivas ao estado de degradação em que se encontrava) e que está ladeado pelo soberbo rio Douro.




Restam poucos dias para o fim da exposição que está patente desde o dia 14 de Agosto e cujo terminus está previsto para 4 de Novembro de 2007.




O horário de abertura ao público é de Segunda a Quinta Feira das 10h00 e as 22h00, e de Sexta Ferira a Domingo (incluindo feriados) das 10h00 às 24h00.




Os ingressos para o público em geral custam quatro euros e dois euros para clientes da Caixa Geral de Depósitos, seniores (mais de 65 anos), sendo gratuitos para crianças até aos 12 anos.




Não se pode tirar fotografias, nem gravar em vídeo e agradece-se que mantenham os telemóveis no silêncio.




As peças expostas , são propriedade da Fondazione Metropolitana de Milão, Itália, mas o promotor da exposição é a empresa municipal PortoLazer.




A mostra inclui algumas das obras mais emblemáticas de Dali, da Colecção Clot.




O acervo é vasto entre esculturas, desenhos e quadros originais são 285 obras.




Posso destacar algumas esculturas estupendas, Trajano a Cavalo, Cavalo com Jóquei, Mulher Nua Subindo a Escada, Homem sobre Golfinho, Tropeçando, e Perseo.




Poderão ser apreciadas obras emblemáticas como Gala Gradiva, Divindade Mostruosa, Mercúrio, Elefante Cósmico e Dom Quixote Sentado e inúmeros trabalhos como 20 xilografias de Tricórnio, 25 litografias de Gargantua e Pantagruel, 150 litografias de Bíblia Sagrada (a sua maior obra gráfica) e 12 litografias de Fausto, de entre outras.




As obras são representativas da Mitologia, do mundo dos sonhos, da religião, do erotismo e Gala, musa inspiradora que se tornaria sua mulher, do surrealismo, e do irónico.




A exposição é fantástica imperdível.



Sem comentários: