quinta-feira, 25 de outubro de 2007

PAULA REGO EM MADRID



A exposição de Paula Rego no Museu Rainha D. Sofia, um dos museus mais importante de Arte Moderna em Espanha, em Madrid, é sumptuosa e vai estar patente ao público até dia 30 de Dezembro. Caso não consiga dar um salto até Madrid poderá depois desta data cruzar o atlântico até Washington.

Paula Rego é portuguesa, nasceu em 1935, na capital portuguesa, actualmente vive em Londres, sendo uma das pintoras figurativas nacionais com maior projecção internacional.


Da exposição, cujo comissário é o historiador Marco Livingston, fazem parte cerca de 80 pinturas - incluindo os monumentais quadros pintados a pastel, o material preferido da pintora desde 1994 - 60 desenhos e 60 gravuras e litografias. Está em exposição o seu primeiro desenho que data de 1952. Esta exposição põe a descoberto algumas obras nunca antes mostradas e constitui a maior e mais completa retrospectiva da obra da pintora.



"A sua obra artística está enraizada em experiências e recordações pessoais, em perversas fantasias e na história da arte e da literatura". Segundo o Museu Rainha Sofia.

Os artistas que mais relevo tiveram na sua carreira fora Goya, Bordalo Pinheiro e James Ensor.
A exposição está organizada por ordem cronológica e como já a referi, data de 1952.


A obra de Paula Rego é intensa e profunda, relata contos de mulheres e monstros com inspiração em histórias tradicionais.




Retratados, estão, cinquenta anos de uma carreira brilhante.

Estive lá e gostei.




Sem comentários: