quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Conflitos a solução

Os conflitos geram um ambiente pernicioso para todos - empresa, colegas da equipa.
Como é possível que pessoas que tenham de conviver diariamente oito e mais horas por dia, possam deteriorar o ambiente de tal forma que quase passam a inimigas. Muitas vezes advêm da soma de pequenas situações mal esclarecidas e desprovidas de importância, mas que no conjunto formam um enorme novelo emaranhado.
Desfiar este novelo é cada vez mais importante para o crescimento profissional e organizacional. É claro que as disputas e as diferenças profissionais não acabam, mas se formos desatando os pequenos nós que aparecem no dia a dia tudo se torna mais assertivo e menos tenso.
Um funcionário problemático apresenta sempre um fundamento com pés e cabeça para as suas ideias e pretensões, mas a auto-justificação cega o bom senso. Criam-se justificações para as próprias acções e negam-se as justificações para as acções que nos são alheias. Este facto é inerente á condição humana e quase todos nós já cometemos este tipo de erro grosseiro.
Todos temos razão mas afinal ninguém é dono dela. Este facto torna muitas vezes as pessoas mais calmas do mundo em pessoas irascíveis.
É importante colocarmo-nos no lugar dos outros e tentarmos pensar pela sua cabeça para podermos efectuar uma avaliação mais eficaz da problemática em causa
A chave dos problemas está sempre nas pessoas, na sua espectacular capacidade para desatar todos os nós e fazer com que o novelo se torne mais sedoso.
O poder organizacional e profissional saem mais reforçados, o ambiente de trabalho menos stressante e consequentemente mais produtivo.

Sem comentários: